• images/slider/01.jpg
  • images/slider/02.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Semana de enfermagem HMMR

       O Hospital Municipal Dr Munir Rafful, que completou esta semana 17 anos de funcionamento, realiza mais uma festividade. Desta vez a equipe comemora, nos dias 12 e 13, a XVI Semana de Enfermagem, com palestras, cursos coffee break. A expectativa da diretora do HMMR, Márcia Cury, é contemplar cerca de 300 profissionais de enfermagem lotados na unidade.

    - Nosso objetivo é instrumentalizar e integrar a equipe de enfermagem que merece toda a nossa atenção por realizar um trabalho com profissionalismo e dedicação – ressaltou a gerente de Enfermagem do HMMR, Arielly Vilarinhos, lembrando que a Semana de Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio.

     A abertura do evento será às 14 horas desta quinta-feira, no auditório do Colégio João XXIII, com palestra motivacional, ministrada pelo profissional Tegno Leonardo da Silva Cerqueira  que vai aplicar  técnicas de auto motivação entre os enfermeiros. “Nosso foco é lembrar a estes profissionais que, mesmo enfrentando uma dificuldade pessoal, eles são imprescindíveis para a vida de um paciente e devem executar suas funções da melhor forma possível”, ressaltou o palestrante.

     No dia seguinte, sexta-feira, 13, as palestras continuam, no mesmo local, a partir das 10 horas. Desta vez os trabalhos serão ministrados pelos oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Carlos Eduardo de Sá e Wesley Pinto da Silva. O tema será atualização de Guidiline e BLS (Suporte Básico de Vida), sigla em inglês, que versa sobre o protocolo de atendimento em casos de parada cardio respiratória.

    Esse protocolo, que sofre atualizações a cada cinco anos, passou por modificações em outubro do ano passado. Durante a palestra os profissionais estarão repassando aos enfermeiros orientações sobre o assunto, além de debaterem sobre a importância da realização do mesmo garantindo o restabelecimento do paciente em casos de paradas respiratória. O oficial do CB, Wesley Silva, ficará a cargo de reforçar os itens básicos desse protocolo.

     Um deles é garantir ao socorrista subsídios necessários para que possa identificar paciente com parada cardíaca. Logo depois, conforme o protocolo para estes casos, o oficial lembra que é necessária a reanimação com compressões torácicas, seguida de utilização de desfibrilador automático para reversão da arritmia. Segundo explica Wesley estes itens básicos, se aplicados corretamente, podem salvar vidas, além de garantir que o paciente se recupere sem seqüelas.

    - Em países mais desenvolvidos estas orientações já são praticadas em escolas para alunos a partir dos quatro anos de idade, porque os órgãos internacionais de saúde, sabem que a conduta correta nestes caso salvam vidas  - ressaltou Wesley lembrando que, havendo parada cardio respiratória, o tempo correto para estas medidas serem adotadas é quatro minutos, período necessário para que o paciente retorne ao seu quadro clínico normal, sem sequelas.

    O oficial lembra que passado esse período, há cada minuto, reduz-se em 10%, as chances desse pacientes adquirir uma seqüela. De acordo com Wesley aparelhos como desfibrilador automático deveriam existir em todos os estabelecimentos onde haja grande número de pessoas circulando diariamente. “O restabelecimento das funções vitais do coração, pulmão e cérebro, depende desse procedimento”, completou o oficial do CBRJ.

    As equipes terão ainda palestras sobre “Conduta da Enfermagem frente ao Trauma”, ministrada pela Especialista em Gestão de Saúde, Supervisora Geral do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Médio Paraíba, Mestranda em Saúde e Meio Ambiente,  Paola Tolentino.  O evento cede espaço ainda para a realização de Mini Curso sobre “Coberturas de Curativo”, com o palestrante  Hudson Pereira, especialista em Saúde da Família, Pós Graduando em Enfermagem Dermatológica e Diretor da ECENF Excelência em Saúde.

     Outro mini curso acontece às, 15h, desta sexta-feira, com o tema “Humanização para Equipe de Enfermagem”, ministrado pela palestrante, Gisele Alves Guimarães,Pós Graduada em Urgência e Emergência e Professora do Curso Técnico em Enfermagem. Além do mini curso sobre “Interpretação de Gasometria”, ministrado pelo enfermeiro do HMMR, Diego Rodrigues.Todos os eventos serão acompanhados ainda de coffee break para os profissionais da área, 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.