Prefeito Neto entrega à população obras de reforma e ampliação da UBSF na Vila Americana

Investimento na unidade foi de R$ 110,3 milhões

O prefeito Antônio Francisco Neto, ao lado da secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, e demais convidados, inaugurou na noite desta sexta-feira (dia 10), a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Rogério Leopoldo Toledo, na Vila Americana, que recebeu obras de reforma e ampliação. A nova unidade é mais uma conquista para a comunidade que passou a contar com um espaço moderno e acolhedor, fortalecendo a Rede de Atenção Básica.

Ao entregar as chaves da unidade para a comunidade, o prefeito Neto, aproveitou para agradecer aos membros da Comunidade Católica São Miguel Arcanjo, local onde funcionou em caráter provisório a UBSF Vila Americana durante as obras de modernização da sede original.

“Obrigado a todos por apoiarem o nosso trabalho, pois executamos um governo sério, honesto e que respeita os recursos públicos”, ressaltou o prefeito, lembrando os investimentos que o município vem recebendo tanto do governo federal, quanto o estadual. Neto agradeceu ainda o deputado federal Deley de Oliveira, por ser fundamental na busca por recursos do governo federal a serem aplicados em obras na cidade. “Sem a ajuda e parceria de pessoas como o Deley ficaria difícil administrar em um momento de crise”, enfatizou, garantindo que apesar do momento econômico instável o município continuará recebendo obras públicas até o final deste ano que deverão somar pelo menos R$ 200 milhões em investimentos. Um deles será, segundo o prefeito, a inauguração do Hospital Regional.

A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, também elogiou os investimentos na cidade, e lembrou que a Saúde é uma das áreas que mais recebe investimentos. A secretária lembrou que todas as unidades são amplas com ambientes amplos e acolhedores, contando ainda com equipes de profissionais qualificados e comprometidos com a função. “Essa comunidade é responsável pelos importantes índices de qualidade de saúde obtidos pelo município”, completou Marta.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Americana, Júlio Gil, também elogiou os investimentos públicos destinados ao bairro, como obras de canalização, drenagem e pavimentação de ruas. “Sem contar que, apesar de vivermos em um país onde as creches fecham, aqui em Volta Redonda, a realidade é diferente, pois aqui no nosso bairro passamos a contar com uma ótima creche que atende a todos do bairro”, completou Gil.

INVESTIMENTOS - Orçada em R$ 110.384,37 – sendo R$ 62.460,00 do Ministério da Saúde e R$ 47.924,37 de contrapartida do município – a UBSF Rogério Leopoldo Toledo, possibilitou a melhoria do processo de trabalho dos profissionais e ampliação do acesso e da qualidade da população. Com capacidade para atender a 5.500 moradores da localidade e  proximidades, a unidade passa a contar com 17 salas, sendo dois consultórios clínicos e outros dois consultórios para a saúde da criança e da mulher.

O espaço abriga ainda uma farmácia, sala de espera, almoxarifado, além de sala para Reuniões de Educação em Saúde. Os serviços ofertados nesta unidade, que funciona das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira, também são variados e vão desde o acolhimento à coleta de exames, aplicação de vacinas, prevenção do câncer ginecológico, controle da pressão arterial e diabetes, teste do pezinho, entre outros.

A equipe da UBSF Vila Americana realiza ainda visitas domiciliares, grupos de educação em saúde. Os serviços são disponibilizados através de livre demanda, onde a equipe trabalha na lógica do acolhimento, direcionando os atendimentos de acordo com a necessidade do usuário. Para executar estas funções, a UBSF conta com o respaldo de 14 profissionais, sendo um médico generalista, dentro do Programa Mais Médicos; dois pediatras, um ginecologista, técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo, agentes comunitários de saúde. Conta ainda, com o apoio matricial do Núcleo de Apoio da Saúde da Família, com uma equipe de psicólogo, fisioterapeuta e assistente social.

A inauguração contou ainda com a presença do gestor Antônio Régio, o Lela, secretários municipais, funcionários e membros da comunidade. Além da Vila Americana, as unidades da Atenção Básica também dispõem de estrutura informatizada com a implantação de softwares públicos, melhorando o acesso a resultados de exames, agendamentos de consultas, gestão de medicamentos e controle do esquema de vacinação.  Além destes, futuramente os usuários do Sistema Único de Saúde também serão contemplados com o prontuário eletrônico, que se encontra em fase de implantação.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.