• images/slider/01.jpg
  • images/slider/02.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Obras de reforma e ampliação do Cais Aterrado em Volta Redonda serão entregues nesta sexta-feira (dia 17)

 

 

 

Prefeito Neto participa de cerimônia de inauguração às 18h30; investimento de R$ 924 mil cria novo espaço de atendimento

 

     A obra de reforma e ampliação do Centro de Assistência Intermediária Dr. Nelson dos Santos Gonçalves - Cais Aterrado – será entregue à população pelo prefeito Antônio Francisco Neto e a secretaria municipal de Saúde, Marta Magalhães, nesta sexta-feira (dia 17), às 18h30. A obra representa um investimento de R$ 924 mil. O CAIS Aterrado atende urgências e emergências clínicas e de Saúde Mental, dentro da Rede de Urgência e Emergência de Volta Redonda. Com o novo espaço será possível promover um atendimento mais qualificado e humanizado, utilizando o sistema de classificação de risco, que define a prioridade no atendimento dos usuários de acordo com a complexidade do caso.

     A nova estrutura do CAIS Aterrado conta com uma Sala Vermelha, destinada aos primeiros atendimentos à pacientes em risco de morte, com condições para atender até três pacientes; a Sala Amarela, com sete leitos, para dar suporte aos pacientes que aguardam transferência para internação hospitalar. Este espaço tem condições para a realização de exames, contando com assistência médica e de enfermagem 24hs, além de um médico que será responsável pelo acompanhamento diário dos pacientes, prescrições e informações aos familiares.

     Já a Sala Verde terá oito cadeiras para repouso e recuperação pós procedimentos médicos ou de enfermagem, até a alta médica. A Sala Amarela, destinada à Saúde Mental, conta com três leitos, onde os usuários receberão os primeiros atendimentos. A unidade conta ainda  com um consultório de Odontologia, para atendimento de urgências odontológicas.

     Seguindo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, o CAIS Aterrado conta com o sistema de Avaliação com Classificação de Risco, agilizando o atendimento a partir da gravidade do caso apresentado pelo usuário, e não pela ordem de chegada. Com o sistema, uma enfermeira classificará o risco destes usuários e os encaminhará para o atendimento médico dentro das prioridades estabelecidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.

EQUIPE - O Cais Aterrado contará com três médicos clínicos e com uma equipe de odontologia, além de uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia; psicólogo, farmacêutico e assistente social para os devidos encaminhamentos. Após o atendimento médico, os pacientes poderão ser encaminhados para salas de medicação; nebulização; sutura; curativos e Sala Verde, onde ficarão em observação até que possam se recuperar para a alta.

    A unidade também teve sua ambiência humanizada nas áreas de convivência e internação para pacientes da Saúde mental e dependência química, em tratamentos de agravos ou desintoxicação, com criação de enfermarias masculina, feminina, para adolescentes e para pacientes em tratamento de desintoxicação.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.