Volta Redonda sedia capacitação técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Evento contou com a presença de representantes das cidades da região e reuniu cerca de 60 profissionais.

A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretária Municipal de Educação, sediou entre os dias 08 e 09 de novembro, a capacitação técnica do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE) junto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento ocorreu no auditório da secretaria e contou com a presença de representantes da região do Sul Fluminense.

O objetivo dessa capacitação é esclarecer as dúvidas que os profissionais ligados à educação têm referente ao programa. Todas as escolas, através das suas unidades executoras, recebem dois repasses anuais do PDDE, vindo pelo FNDE, para manutenção das escolas, projetos pedagógicos, infraestrutura e aquisição de material permanente. Anteriormente, essas contas eram movimentadas apenas com talões de cheque e desde o ano passado foi iniciado o programa PDDE cartão. Com essa mudança, muitas dúvidas foram surgidas e essa capacitação serviu para esclarecer as dúvidas e explicar todos os processos burocráticos para essas movimentações.

A secretária de Educação, Rita Andrade, explicou que por conta dessa dificuldade que vem surgindo, o FNDE está rodando o Brasil fazendo essa capacitação para ajudar os diretores e secretarias a conseguir executar o processo com maestria. “A importância dessa capacitação é de orientar a melhor maneira de investimento da verba que vai do FNDE direto para as escolas. É uma orientação para que os nossos investimentos sejam gastos com as crianças do município”, destacou Rita.

Jaqueline Portilho é a responsável técnica por verbas do PDDE em Volta Redonda e disse como funciona esse novo processo. “A vinda do cartão facilita a gestão dos diretores. Ele limita um determinado valor para saque, efetuar pagamento via boleto, transferências, coisas que não eram permitidas antes com o talão de cheque. Por isso, esclarecer todas as dúvidas é essencial para o nosso município, em questão de praticidade”, frisou.

Dentre os mais de 60 profissionais presentes, estavam representantes das secretarias de educação de outros municípios do Sul Fluminense, como a coordenadora de programas e convênios da cidade de Resende, Sueli de Paula.  Ela explicou que recebeu o convite e achou muito pertinente a participação para levar as informações e virarem multiplicadores. “Estamos tirando todas as dúvidas, que vieram junto com as novidades do PDDE, para repassar para os gestores de Resende e ficar em conformidade com tudo que é necessário”, completou Sueli.

Durante os dois dias, quem ministrou a capacitação foram os coordenadores técnicos do FNDE, Daêr Mota e Marcos Lima, além de uma contribuição do gerente geral do Banco do Brasil, Alex Rocha, que falou sobre essa implantação do cartão e os problemas que vem ocorrendo.

Daêr disse que quem seleciona os municípios para sediaram essa capacitação é o próprio FNDE, de acordo com alguns critérios. A partir daí, é feito a distribuição dos convites para as cidades do entorno. “Nosso foco é mostrar o nosso programa desde a fase de cadastramento, execução e prestação de conta. Além de ser o momento de apresentar as novidades do programa, e tirar dúvidas que as pessoas têm sobre esses assuntos”.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, também destacou a importância dessa capacitação para a rede do município. “Temos que buscar sempre orientações com as equipes responsáveis para estarmos de acordo em todas as nossas 96 escolas. Reforço ainda que qualquer dúvida que apareça futuramente temos a SME disponível para esclarecimentos, junto com outros canais de comunicação do FNDE, como telefone, site ou e-mail”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de Evandro Freitas