• images/slider/01.jpg
  • images/slider/02.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Fórum de Fitoterapia

    

 A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através das Áreas Técnicas de Práticas Integrativas e Complementares e de Assistência Farmacêutica,  realizou o Fórum de Promoção dos Arranjos Locais da Região Médio Paraíba, no Auditório da UGB (Universidade Geraldo de Biasi), no Aterrado. O evento que contou com a presença de 89 pessoas, além de representantes de cinco cidades do Médio Paraíba, foi mais uma das ações visando o fortalecimento da implantação dos Arranjos Produtivos Local, em plantas medicinais.

      Em Volta Redonda, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), já contam com a implantação da política municipal para plantas medicinais e fitoterápicos, visando melhoria na qualidade de vida. Com a implantação da fitoterapia, através da Farmácia Viva os usuários da rede pública de saúde passarão em breve a ter acesso à promoção do uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos. Pelo menos 60 espécies de plantas medicinais foram doadas ao município na fase inicial do projeto, sendo que 20 mudas vieram do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e 40 de Itaipu/Projeto Água Boa.

     Estas mudas, encontram-se na área de plantio da Coop-Proalt, que funciona na Fundação Beatriz Gama e no Viveiro de Mudas do IFRJ/Pinheiral. Somente após o beneficiamento e controle de qualidade os medicamentos serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, para o tratamento de inúmeras doenças.

     O uso de plantas com finalidades terapêuticas é uma prática antiga na humanidade, seja de maneira empírica ou tradicional e no Brasil, país de maior biodiversidade do planeta, o conhecimento sobre as propriedades de plantas medicinais, uma das maiores riquezas da cultura indígena, estendeu-se às outras etnias e culturas através da medicina popular.  Em Volta Redonda, os benefícios dos fitoterápicos também vem sendo discutido e uso de plantas medicinais se tornou uma realidade na rede pública de saúde do município, que adotou a Política Nacional de Plantas Medicinal e Fitoterápico no SUS.  

     Devido a importância desse tema, várias entidades atuam como parceiras desse projeto e enviaram representantes ao Fórum de Promoção dos Arranjos Locais, cuja abertura ficou por conta da secretaria municipal de Saúde,  Marta Magalhães.  O Fórum contou ainda com a participação da representante da SES (Secretaria Estadual de Saúde), doutora Andrea Gomes, do farmacêutico  Leandro Machado Rocha, da Universidade Federal Fluminense e de represente do Comitê de Plantas Medicinais do Ministério da Agricultura, Pedro Cattete.

     O representante da FIOCRUZ, Sérgio da Silva Monteiro;  a farmacêutica Leide Lene Ferreir, da Área Técnica de Plantas Medicinais do Instituto Vital Brazil e o agrônomo Marcelo Souza, diretor de extensão do IFRJ campus Pinheiral, também acompanharam os debates sobre o tema.

 

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.