• images/slider/01.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

SMS/VR realiza Sábado de Prevenção ao Câncer

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda realiza, neste sábado, dia 19, o Sábado de Intensificação da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de colo do Útero e de Mama, que teve início no dia 3 e segue até 31 de março. Todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básicas de Saúde da Família e Policlínica da Mulher, estarão abertas, das 8 às 17 horas, para atender mulheres com idades de 25 a 64  anos, para o exame de preventivo (Papanicolau), inclusive gestantes, além de exame clínico das mamas e mamografia digital para aquelas com 40 anos ou mais.

O objetivo deste dia é facilitar o acesso das mulheres que trabalham, no decorrer da semana, aos exames de prevenção.  O diagnóstico precoce e tratamento podem reduzir os índices de mortalidade por conta destas doenças. A meta da SMS/VR é realizar três mil preventivos e 1,5 mil mamografias durante a Campanha de Prevenção ao Câncer de colo do Útero e Mama. Além das ações deste sábado, no decorrer do mês, a SMS/VR vem realizando diversas atividades educativas orientando o público feminino sobre a importância da prevenção.

- O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de mama e útero – ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que o número de mortes referentes a estas doenças vem reduzindo a cada ano no município.

A declaração da secretária é respaldada pelos dados divulgados recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, durante Audiência Pública para Prestação de Contas, referente ao 3ºquadrimestre de 2015, onde foram revelados que os números por câncer de mama caíram de 29, em 2009 para 22, em 2015.

O relatório revela ainda que seguindo essa tendência também revelam queda os números referentes aos óbitos por câncer de colo de útero que caíram de nove em 2009, para cinco casos em 2015. Outro fator positivo na luta contra o câncer de mama, no município, é a ampliação na oferta de mamografias para rastreamento desta doença. Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda apontam que, em 2009, foram realizadas 4.218 mamografias, ampliando este número, para 13.347, em 2014.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.