vacina animal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, através da Vigilância Ambiental, realiza no próximo sábado, dia 14, a segunda etapa da  Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A expectativa é vacinar 11 mil animais. No último sábado, dia 7, durante a primeira etapa da campanha, foram aplicadas 11.428 vacinas em cães e gatos com idades acima de três meses.

Para atender a diversas localidades da cidade 18 postos estarão abertos, das 8h às 17 horas.  Os bairros contemplados nesta etapa serão: Retiro (3 postos), Açude I, Açude II, Bairro 249, São Lucas, Conforto, Eucaliptal, Belmonte, Padre Josimo, Jardim Belmonte, Siderlândia, Ponte Alta, Vila Mury, Mariana Torres, Belo Horizonte e Vila Brasília.

Ao conduzir os animais aos postos, os donos devem levar os cães presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados, preferencialmente, em gaiolas ou caixas especiais, para garantir a segurança e evitar acidentes. A raiva é uma doença viral de altíssima letalidade, transmitida pela saliva de animais infectados, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da SMS/VR, a veterinária Janaina Soledad, ressalta que os cães e gatos são os principais transmissores da raiva urbana, enquanto que os animais de produção (bovinos e equinos), além de morcegos, são os principais transmissores da raiva rural.

“Enfatizamos, no entanto que qualquer mamífero pode ser potencial transmissor quando acometido pela doença”, esclareceu a coordenadora de Vigilância Ambiental, lembrando que “a vacinação animal ainda é a melhor forma de se prevenir a raiva no meio urbano, uma doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus”..

AMPLO – A vacinação contra raiva animal contempla nas duas etapas 37 localidades, somando aproximadamente 22,5 mil animais. Na primeira etapa foram atendidos os seguintes bairros:Jardim Paraíba (próximo ao Estádio da Cidadania), Niterói, Aero Clube, Vila Americana, Sessenta, São Geraldo, Vila Rica, Siderópolis, Três Poços, Nova Primavera, Água Limpa, Caieiras, Santa Rita do Zarur, Santa Cruz, Candelária, Santo Agostinho, Volta Grande, Dom Bosco e São Luiz.

Mais informações sobre a vacinação com o Centro de Controle de Zoonoses, através dos telefones 0800-025-1666 e 3339-4555.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.