I Simpósio de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, através do Centro Regional de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba I, realiza nesta terça-feira, 17,  o I Simpósio de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora no SUS, com o tema “Importância da CIST no Fortalecimento dos Programas Municipais de Saúde do Trabalhador. O evento é direcionado aos membros dos Conselhos Municipais de Saúde e objetiva informar as atribuições e competências dos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador.

Para o simpósio, que acontece no Auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase), às 8h30min, com término previsto para às 16 horas, no Aterrado, esta confirmada a presença do Assessor da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Roque Manoel Veiga. Para representar a CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador Estadual), está confirmada a presença do Diretor da divisão de Saúde do Trabalhador e CEREST - Estadual da SES/RJ, Jorge de Almeida Curcio.

O evento contará ainda com a presença de  Coordenadores dos Programas de Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba e membros do Fórum Regional dos Conselhos de Saúde. Entre os temas a serem abordados no simpósio estão: A importância dos CERESTs e suas atribuições; Repasse financeiro dos CERESTs e uso correto dentro das legislações, além da importância da CIST no fortalecimento dos programas de saúde do trabalhador.

O coordenador do CEREST/VR, Luiz Carlos Rodrigues, que integrou a equipe de elaboração do Plano de Ação do CEREST para o ano de 2016, ressaltou que a participação dos trabalhadores ao simpósio é de extrema importância, pois visa capacitar membros dos conselhos quanto a real necessidade de implantação das Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador em todos os municípios.

Luiz Carlos enfatizou ainda que o evento tem visa orientar sobre a forma correta de aplicação das verbas repassadas pelo Ministério da Saúde, através da RENAST e, principalmente, sobre a criação das Comissões de Saúde do Trabalhador – CIST que vão garantir o funcionamento dos PSTs dentro da gestão do SUS.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.