Academia da Saúde

A Academia da Saúde Vila Brasília inaugurada há dois meses pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem atraindo cada vez mais a atenção dos moradores dos bairros Verde Vale, Mariana Torres, Coqueiros e Belo Horizonte.

A implantação da Academia da Saúde tem como propósito ampliar o acesso da população às práticas alternativas para repercussão na mudança de hábitos saudáveis, através da estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado

A unidade, que contabilizou no mês passado 350 atendimentos, através de atividades de grupo de educação em saúde, tais como os “Amigos do Peso”, que reúnem-se semanalmente, visando o estímulo da prática da alimentação saudável, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Nestes encontros, são abordados temas, sobre o consumo de alimentos industrializados, consumo excessivo de sal e açúcar, entre outros. O processo de trabalho fica sob a coordenação da equipe da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, e participação dos alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde deVolta Redonda e estagiários de Nutrição do UniFOA.

Além do grupo Amigos do Peso, a Academia da Saúde disponibiliza também acesso aos grupos de Planejamento Familiar, contando com 27 pessoas cadastradas; Rodas de Terapia Comunitária com 10 participantes; Grupos de Tabagismo, com 22 membros; e ações do Programa Saúde da Mulher, com 30 pessoas envolvidas.

A unidade conta com espaços dotados de infra-estrutura, equipamentos e equipe multiprofissional, com terapeuta, agentes comunitário de Saúde, enfermeiro, dentista e  médico. As Secretarias de Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Ação Comunitária, atuam de forma coordenada para a integração Ensino Serviço com os alunos o PET Saúde e estagiários de enfermagem da Universidade de Barra Mansa. As ações de mobilização da comunidade, contam ainda com práticas artísticas e culturais.

MAIS UMA ACADEMIA – Em breve a Prefeitura Municipal de Volta Redonda ampliará este serviço com a inauguração de uma Academia de Saúde no bairro Volta Grande.

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.