• images/slider/01.jpg
  • images/slider/02.jpg
  • images/slider/03.jpg
  • images/slider/04.jpg

Área Técnica Programática de Controle do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda/RJ oferece serviços de assistência no controle do tabaco com o  objetivo de prevenir doenças e reduzir a incidência do câncer e de outras doenças relacionadas ao tabaco, por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.  


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.


O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).

O INCA desenvolve papel importante como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Programa "Tabaco ou Saúde" na América Latina, cujo objetivo é estimular e apoiar políticas e atividades controle do tabagismo nessa região, e no apoio à elaboração estabelecer padrões de controle do tabagismo em todo o mundo.

DICAS DE CONTROLE DO TABAGISMO E NUTRIÇÃO

 

 

 

Estes alimentos e muitos outros ajudam a resistir ao vício de fumar, mas tome nota que estes alimentos apenas o ajudam a resistir ao vício do tabaco. Se realmente quer deixar de fumar tem que ser você próprio a parar de fumar. Mas muitas das vezes simplesmente parar de fumar não funciona. Se já é um fumador há vários anos o mais certo é precisar de ajuda para conseguir parar de fumar, como a utilização de adesivos de nicotina ou talvez um remédio para parar de fumar que o ajude com os sintomas da privação que vai sentir durante algum tempo após parar de fumar.

 

Já tentou de tudo? Comprimidos, adesivos, piteiras, abstinência, acupuntura, Calipso da Joelma... e nada ajudou a deixar o cigarro? Fique tranquilo, isso acontece com muitos fumantes.. Um estudo da Universidade de Duke em Durham, Carolina do Norte, assinala a existência de alimentos que aumentam ou eliminam o gosto pelo fumo.
No primeiro grupo estão: a carne, o álcool e o café; que deveriam ser evitados, se é que quer deixar de fumar. Por outro lado, há alimentos que provocarão que apague o cigarro de sua cabeça, devido a que pioram o sabor do mesmo. Alimentos estes que recopilamos neste artigo para que inclua em sua dieta para deixar de fumar e ajudar seu organismo a se recuperar dos danos provocados pelo tabagismo.

 

Nove alimentos que ajudarão a deixar o cigarro

   
  1. Leite. Um copo de leite pode ser seu primeiro aliado no dia para deixar de fumar, já que além de piorar o sabor do fumo, graças a vitamina B, permite eliminar a nicotina do organismo. Esta mesma característica pode ser encontrada em todos os laticínios como o iogurte e queijos.
  2. Aveia ou/e arroz integral. Devido a seu alto conteúdo em Selênio, ajudam a gerar um antioxidante que elimina os radicais livres provocados pelo fumo. Ademais, são bons para prevenir doenças cardíacas, que são mais freqüentes em pessoas fumantes.
  3. Cenoura. A vitamina A além de ajudar a consertar os radicais livres provocadas pelo tabagismo, protege os pulmões.
  4. Espinafre. O espinafre fornece quantidades importantes de betacarotenos, compostos que além de serem transformados em vitamina A, desempenham ações antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.
  5. Feijão. O feijão e os legumes não só fazem que o fumo tenha pior sabor, senão que também estimulam o trânsito intestinal, porque são ricos em fibra. Fumar também afeta o sistema digestivo.
  6. Laranja. O suco de laranja ajuda a consumir vitamina C, que é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o aparecimento de substâncias cancerígenas. A laranja é bem indiada por suprir as necessidades diárias de vitamina C do ser humano que é de 60mg, mas nada impede o consumo de outros frutos que tem mais vitamina que a laranja. Por exemplo, em um copo de 200 ml de suco de acerola temos 1.500 mg de vitamina C; Caju,200 mg; Manga, 84 mg; Goiaba, 67 mg. O detalhe é que quanto mais vitamina C, mais intragável será o suco para o fumante.
  7. Batata. Os problemas respiratórios são comuns nos fumantes, o Zinco contido na batata ajuda a combater ditos problemas.
  8. Figo. O figo, assim como a batata tem alto conteúdo em Zinco, o que faz parte do crescimento celular em dezenas de reações enzimáticas e do processo de expulsão do dióxido de carbono.

Água. Muita água, em abundância. Copos e copos. Afogue-se. Bem, nem tanto, pelo menos um litro e meio de água ao dia, pois ajuda o organismo a incrementar a micção, o que contribui para eliminar as toxinas. Mas tome água ou sucos naturais, nada de refrigereco que tem altas calorias e isso em vez de fazer com que recuse o cigarro, provocará ainda mais vontade de acender um imediatamente. Lembre-se que são bastante comuns as tentativas mal sucedidas de deixar o fumo, mas se realmente estiver a fim, basta insistir. Métodos graduais também não funcionam, deve ser um choque, do tipo parei e pronto e ponto.

Aipo, Cenoura e Pepino. Estes vegetais são conhecidos por ajudar quem para de fumar a resistir melhor ao vicio da nicotina. A sua textura crocante também ajuda a combater o vicio do cigarro.

Citrinos. Ao consumir nicotina regularmente o nível de vitamina C baixa no nosso organismo, porque a nicotina absorve o acido ascórbico. De modo a tornar-se menos dependente da nicotina deve aumentar os níveis de vitamina C no organismo ingerindo frutos como as laranjas e os limões.


Canela. A canela é como uma contrapartida saudável ao cigarro. Consumir canela acalma os nervos e eleva os níveis de energia no cérebro – idêntico aos efeitos temporários de fumar um cigarro.

 31 de maio:

Dia Mundial Sem Tabaco

Atendimento ao público: procure a Unidade Básica de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber orientações e realização de agendamento, no horário de 8 às 17h.

Atendimento administrativo: 3ª, 4ª e 5ª feiras de 14 às 17h na Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Tel. 3339-9649 (área técnica)

  • Dificuldade de agendamento entrar em contato com o atendimento administrativo Enfª Ana Emília ou Regina nos horários acima na SMS/VR.

 

CURIOSIDADES IMPORTANTES

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
• 5 vezes maior de sofrer infarto
• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer.

Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

 

 

 

Secretaria Municipal de Saúde

Rua 566, nº 31 - Nossa Senhora das Graças  |  CEP: 27295-390

Tel: (24) 3339-9635/ 3339-9636/ 3339-9637  |  Tele/fax: (24) 3347-4148  |  Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.