Volta Redonda tem Rua de Lazer Especial sobre Direitos Humanos

Ações ocorreram neste domingo, dia 16, a Rua 33 na Vila Santa Cecília.

A Rua de Lazer marcou o início da programação para comemorar dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). As atividades foram coordenadas pela secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (Smidh), com a parceria da secretaria municipal de Esporte e Lazer e de um grupo com 60 escoteiros da cidade.

Os escoteiros fizeram uma pesquisa de opinião pública para identificar se a população conhece os serviços prestados pela Smidh. Além disso, abordaram temas como os idosos e a proteção à mulher. No local também foi instalada a Árvore dos Desejos, para que a população deixasse o recado sobre o que quer para Volta Redonda na perspectiva dos direitos humanos.

O escotista do 53º Vigilantes da Acácia, Márcio André da Silveira, contou que a parceria foi produtiva. “Nosso grupo de escoteiros faz atividades  que de mutirão de ação comunitária para que façamos a diferença na comunidade. Esse ano a gente tinha na programação, fazer uma parceria com o poder público, e então surgiu essa oportunidade”, explicou Márcio.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena, contou que esse é só o primeiro evento em comemoração aos 70 anos da declaração e que a programação vai até dia 10 de dezembro. “São muitas ações que nós preparamos e a gente quer mostrar a importância da declaração e fazer isso de uma forma descontraída aqui na Rua de Lazer é muito bom. Essa parceria entre as secretaria traz muito fortalecimento aos eventos e vai ao encontro ao que orienta o prefeito Samuca”, disse Dayse.

Para Maria Paula Tavares, secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, o espaço é para ser utilizado por todos. “As Ruas de Lazer estão aí para serem ocupadas por ações de outras secretarias que desejam. Esse compartilhamento de ações faz aumentar o movimento e divulga o trabalho de outras instituições parceiras”, afirmou a secretária.

“Eu venho desde a primeira edição e gostei muito da iniciativa. Hoje, por exemplo, com o tempo fresco foi ótimo ter algum lugar perto para dar uma caminhada”, falou Helena Martins, que mora no bairro.

Quem esteve no local pela primeira vez também aprovou a ação. “É muito interessante porque as pessoas têm um lugar para sair de casa, trazer as crianças para passear ou só dar uma volta”, disse Mariana Machado.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geraldo Gonçalves