CAU da prefeitura de Volta Redonda recebe capacitação

Atendentes da Central de Atendimento Único participaram da capacitação realizada pelo CVV auditório do SAAE

A Central de Atendimento Único de Volta Redonda (CAU) participou nesta quarta-feira, dia 25, de uma capacitação realizada pelo Centro de Valorização a Vida (CVV), em parceira com a secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos. A CAU atende diversos tipos de ligações, e a capacitação visa preparar a equipe para informar à população quais as medidas devem ser tomadas, melhorando a qualidade do atendimento, principalmente em casos ligados a violência.

Segundo a coordenadora da Central de Atendimento Único, Paola Mazilli, a capacitação veio da necessidade de estar preparado para todas ligações recebidas. “A escolha da capacitação para equipe é buscar a melhoria no atendimento. Essa parceria com CVV e SMIDH aconteceu porque em nosso dia a dia atendemos diversos assuntos, onde muitos necessitam de uma sabedoria da equipe para lidar com o solicitante na ligação, sabendo entender o que a pessoa está passando para que possamos ajudar, da melhor forma, a população de Volta Redonda”, falou.

Participaram da capacitação 17 atendentes da central. Além de questões de atendimento, as palestrantes Jussara de Mello Peixoto e Maria Nazaré Ferreira, contaram um pouco sobre a importância do Centro de Valorização a Vida. “O atendimento é nacional, qualquer pessoa no território pode ligar através do número 188 e pedir ajuda. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos e nosso objetivo é mostrar que o atendente precisa ser capacitado, para trabalhar o problema do outro, sendo empático”, contaram.

CAU recebe instruções

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do serviço para a população. “A capacitação ajuda diretamente na forma em que vamos atender a população. A CAU atende muitas mulheres vitimas de violência, e nós temos que nos capacitar para atender da melhor forma essa pessoa, principalmente para indicar qual é o melhor caminho. Temos que ter sensibilidade para tratar de diversos assuntos, por isso se capacitar e cuidar dos profissionais envolvidos é muito importante”, enfatizou.

O telefone da Central de Atendimento Único é (24) 3339-9073 / 3339-9216, além dos telefones de emergência 190 (Polícia Militar); 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal). As mensagens via WhatsApp devem ser enviadas para os celulares (24) 9-9300-2786 ou 9-9963-0090 (mensagens de emergência), porém a CAU lembra que estes números não estão programados para receber ligações, apenas mensagens e imagens via WhatsApp.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves – Secom –VR