Ruas de Lazer reúnem famílias no domingo

Projeto, já tradicional na Radial Leste, conquista mais adeptos a cada fim de semana na Rua 33, na Vila

O projeto Ruas de Lazer é opção para toda família nos domingos em Volta Redonda. Iniciado no início de 2017 com o fechamento do trânsito na Radial Leste aos domingos para que a população pudesse utilizar o espaço para práticas esportivas e de lazer, a ideia foi ampliada há quatro finais de semana com a Rua 33, na Vila Santa Cecília, liberada para os pedestres.

O espaço no Aero Clube já se tornou tradição para os passeios de domingo e a Rua 33, na Vila, conquista mais adeptos a cada edição.

Neste fim de semana, a diversão começou com caminhada de tutores e cães, às 9h. A ação, organizada pela AMA-Vila (Associação de Moradores e Amigos da Vila Santa Cecília), terminou com uma mini palestra.

De acordo com Quênia Fernanda, presidente da AMA-Vila, o objetivo é incentivar o hábito de fazer exercício físico nos tutores e animais, além de promover integração das pessoas que têm o mesmo hobby.

“Terminamos com uma conversa, dando dicas de hábitos saudáveis para os donos e os cachorros e ainda houve sorteio de brindes”, disse Quênia, avisando que a cada domingo pretende fazer atividades para públicos diferentes.

A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, afirma que o Rua de Lazer da Vila já é um sucesso.

“A cada domingo vejo mais famílias ocupando o espaço público, pais resgatando brincadeiras como amarelinha, queimada e pulando corda com os filhos. Além dos idosos, que são grande parte dos moradores do bairro, saindo de suas casas para passear. Foi essa a orientação do prefeito Samuca e estamos cumprindo a risca essas orientações”, afirmou Paulinha.

O prefeito do município, Samuca Silva, acredita que o objetivo do Ruas de Lazer foi alcançado.

“Entregamos o espaço público à população, que cada vez mais está criando a cultura da prática de exercícios em família e se apropriando desses espaços”, disse, lembrando que a Radial Leste e a Rua 33 atendem a moradores de diferentes localidades de Volta Redonda.

Jaime Eduardo Carvalho Siqueira, que mora em um condomínio de edifícios na Vila, disse que só faltou a uma edição da Rua de Lazer.

“Passeio todos os domingos com a Melissa para ela pegar sol. Isso é maravilhoso. Parabéns”, falou referindo-se à filha de 11 meses.

O casal Flávio e Míriam Marques também disse que aproveitou três das quatro edições na Vila. Moradores do bairro, eles andam de bicicleta com a filha Fernanda, de nove meses.

“A família fica junta e ainda cuida da vitamina D no organismo”, disse Míriam.

Adriana Ugelli estava com a amiga carioca Viviane Dutra. As duas levaram as filhas Rafaela e Giovana, respectivamente, para andar de patins.

“As Ruas de Lazer aos domingos são realidade há anos no Rio de Janeiro e têm tudo para virar tradição em Volta Redonda também”, disse Viviane.

Cristina Cavaliere Maria Estela comprovam que o projeto atinge moradores de vários bairros. “Venho do bairro Colina todo domingo para trazer as crianças para brincar e fazer caminha também”, explicou, acrescentando que faz parte de um grupo de amigos que faz o mesmo percurso todo domingo.

Já Maria Estela é moradora do bairro Retiro e local de lazer escolhido por ela aos domingos é a Radial Leste. “Aqui o acesso é mais fácil para mim e meu neto Bento, de sete anos, já fica ansioso esperando o passeio do fim de semana”, contou.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR