Desfile de Sete de Setembro atrai mais de 30 mil pessoas

Cinco mil crianças, jovens e adultos desfilaram e o público presenciou o maior evento cívico da cidade.

Volta Redonda realizou nesta sexta-feira, dia 7, o desfile cívico em celebração aos 196 anos da Independência do Brasil. O evento, que aconteceu na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, reuniu cerca de  34 mil pessoas, segundo estimativa da Guarda Municipal. A cerimônia começou com o hasteamentos das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal, na Praça Sávio Gama, que contou com a presença também de instituições militares e grupos de escoteiro da cidade.

Para o prefeito Samuca Silva, o Sete de Setembro representa o resgate da história do nosso país.

"Nesse Dia da Independência, nós precisamos fazer também uma independência moral em um dia tão importante no resgate da nossa história. Principalmente cobrar de todos os governantes, no qual eu me incluo. A cobrança 24 horas vigilante com a probidade administrativa, com a ética, com a moral e com a correta aplicação do dinheiro público. Tenho orgulho de que esse governo aumenta participação social, a transparência e o profundo respeito com o dinheiro público", afirmou Samuca.

Mais de cinco mil pessoas desfilaram pela avenida e a abertura ficou a cargo dos ex-combatentes, com a presença do veterano da 2ª Guerra Mundial, o tenente Francisco Leal.

Houve ainda a participação das instituições militares, quatro grupos de escoteiros do município, além das secretarias de Ação Comunitária – com a participação da Fanfarra da Terceira Idade – e Esporte e Lazer.

A Secretaria Municipal de Educação foi destaque, levando mais de duas mil pessoas a avenida. O projeto Volta Redonda Cidade da Música participou com 1330 crianças para acompanhar 800 alunos da Rede Municipal de Ensino.

A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) comemora os 50 anos da instituição apresentando os colégios, programas e projetos. O prefeito Samuca Silva e a secretária de Educação Rita Andrade, receberam lembranças dos alunos da Escola Jiulio Caruso durante o desfile.

De acordo com José de Arimateia, estudante da Academia da Vida que desfilou pela FEVRE, a alegria e a empolgação não tinha tamanho.

“Eu adorei participar da parte onde homenageou os 50 anos da FEVRE. Fiquei muito satisfeito, pois são muitos anos da instituição dedicados a ensinar e mudar o futuro. Nunca me senti tão empolgado na minha vida”, disse.

O desfile contou também com a participação das escolas particulares e estaduais e o encerramento foi com os clubes de ciclismo, motociclismo, automobilismo, antiguidades automotivas, além do Clube Hípico de Volta Redonda.

Para Rita Maria Pereira, ver a neta desfilando foi muito emocionante.

“Fiquei sem palavras quando vi minha netinha passando pela avenida. Da um frio na barriga, a festa foi linda e estava tudo muito organizado. Queria parabenizar a prefeitura pelo o evento”, contou.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR