Mostra de artes anual do CAPD é aberta ao público  

Espaço das Artes Zélia Arbex, recebe exposição até dia 02 de outubro 

  

Foi aberta ao público nesta quinta-feira, dia 20, a Mostra de Artes anual do Capd (Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência) no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. A exposição reúne nesta edição cem obras executadas pelos assistidos no Capd com técnicas variadas como mosaico, desenho em grafite e lápis de cor, quadros em canudos de jornal e revista, mandalas em lã, pintura em jornal e madeira e bordado, além de bonecas e pinturas em estilo africano.  

 

De acordo com um dos artistas e assistidos do Capd, Ricardo Guidorene, a exposição é muito gratificante para todos que participam da construção dos projetos.  “É muito bom ver como o assistido é capaz de realizar essas atividades. E me sinto muito feliz em expor meus trabalhos junto aos dos meus colegas. É motivador e me deixa muito feliz, espero que a população possa vir e apreciar nossa arte”, disse.  

 

O evento oficial de abertura contou com a presença de autoridades da cidade como o secretário de Ação Comunitário, Marcus Vinícius Convençal, a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, e a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, além dos artistas.  

 

Segundo o secretário da SMAC, Marcus Vinícius Convençal, esse é o resultado do trabalho de toda uma equipe e principalmente do talento dos alunos do Capd. 

“Fico muito feliz por todos estarem aqui para prestigiar o trabalho dos alunos. Queria agradecer pela dedicação da equipe junto com os coordenadores, que estão realizando um trabalho maravilho junto a SMAC. Agradecer aos pais que confiam os filhos a nós, com toda essa responsabilidade. Como é importante esse trabalho em conjunto”, disse.  

 

As obras da edição 2018 da exposição são inspiradas em artistas plásticos consagrados como Beatriz Milhazes, Flair Robnson e Sarah Pryke. Todas as obras são dos alunos do Capd que atuam nas Oficinas Sócio Ocupacionais. O local  oferece, ainda,  aulas de teatro e oficinas de cerâmica e marcenaria para os usuários.  As peças da mostra estão à venda, podendo ser reservadas pelos visitantes. E a renda é revertida para os usuários do Capd 

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a valorização das pessoas com deficiência através da arte é muito importante. “Esse incentivo é muito motivador e arte tem esse potencial de desenvolver e tocar as pessoas. Gostaria de convidar a população para prestigiar a exposição pela importância social e, principalmente, pela qualidade e beleza das obras”, destacou. 

 

A exposição vai ficar até dia 02 de outubro aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 14h no Espaço de Artes Zélia Arbex, no bairro Vila Santa Cecília.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR 
Pin It