Vivências múltiplas são trabalhadas nas crianças que realizam o projeto

 

O projeto Crescer em Movimento (CEM) da secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda, que atende em 20 núcleos da cidade, crianças de seis a 11 anos, tem como objetivo trabalhar as vivências múltiplas dos alunos, visando lazer e sociabilidade. O projeto acontece desde 2017 e conta com a participação de mais mil crianças.

 

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o projeto visa à integralidade dos alunos, através das atividades oferecidas nos núcleos e ginásios. “Neste projeto a criança consegue trabalhar sua parte motora de forma ampla, relevante ao desenvolvimento psicomotor e afetivo. Ressaltando que, nestas faixas etárias é essencial para seu desenvolvimento motor, pois é quando a criança desenvolve suas competências cognitivas, motoras e sociais”, disse. 

 

O projeto tem um caráter social, visando as vivencias e através delas desenvolvendo habilidades que colaboram com o crescimento integral da criança. Segundo a coordenadora do CEM, a professora da SMEL, Fabiana Miranda, a intenção é estimular diversos fatores importantes do crescimento.

 

“Além da coordenação motora o projeto colabora com o desenvolvimento das funções como o espaço temporal, a flexibilidade, esquema corporal, lateralidade e equilíbrio que são fundamentais para o desenvolvimento da criança. A dança também faz parte do projeto e tem como objetivo a prática da dança, através da cultura corporal, proporcionando experiências que auxiliem no seu desenvolvimento motor, perceptivo e afetivo”, contou.

 

As aulas acontecem na parte da manhã e da tarde nos ginásios: 249, Siderlândia, Açude, Retiro, Santa Cruz, Ilha São João, Santo Agostinho, Três Poços, São Geraldo, Vila Rica – Tiradentes e nos núcleos da Arena do Aterrado, Candelária, Dom Bosco, Vila Brasília, Vila Mury, Brasilândia\Caieiras, Nova Primavera, Roma I e São Sebastião.

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto, que foi criado na atual gestão. “Não tinha a visão de que esse tipo de atividade pudesse influenciar na vida e no futuro dessas crianças. Através desse olhar mais sensível, colocamos em prática esse projeto, principalmente para trabalhar as ações para melhorar a vida adulta dessas crianças. Essas funções motoras bem desenvolvidas ajudam em habilidades diárias que fazem parte do cotidiano como dirigir, praticar esportes, correr, caminhar e até na vida de lazer”, contou.

 

Os interessados em praticar as atividades desenvolvidas pelo CEM devem procurar o ginásio ou núcleo mais perto de sua casa. Para mais informações entre em contato através do telefone 33392105.

 

Por Maria Clara Sales – SecomVR
Pin It