Encontro aconteceu na sede da SMIDH, com o objetivo de debater sobre opressão de gênero

 

A secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda promoveu nesta quarta-feira, dia 19, uma roda de conversa com alguns homens, servidores públicos da prefeitura. O objetivo foi fazer um novo debate sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a necessidade de diminuir a opressão de gênero e os papéis sociais limitadores, mostrando a importância de discutir também a masculinidade.

 

O Workshop ‘Círculo de Homens’, foi ministrado pelo ativista social, jornalista e diretor do Instituto Shanti Brasil, Leandro Uchoas. “Nós estamos identificando a necessidade do homem se relocalizar nessas discussões que têm sido feitas sobre gênero, e dos papéis do homem e da mulher na sociedade. Fazer o homem se repensar como homem. E a gente faz isso através uma técnica, que é o círculo restaurativo. Ele possibilita o diálogo e a troca de maturidades, vivências e de acúmulos entre os homens que estão ali, para que eles possam crescer juntos”, contou Leandro.

 

O funcionário da Coordenadoria da Juventude, Paulo Cezar, participou do encontro e contou a sua percepção sobre a iniciativa. “O diálogo foi muito válido, nós conseguimos expor bem nossas ideias e opiniões, falar abertamente o que cada um pensa, e ver que os pensamentos são muito diferentes. E tudo isso em prol da melhoria do nosso relacionamento com as mulheres, e do nosso entendimento do que precisa se feito para que a gente tenha de fato uma igualdade de direitos e valores”, disse Paulo.

 

A secretária municipal de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, lembrou que por meios culturais, o homem assimila certos comportamentos que, por vezes, o isola de suas emoções, frequentemente tornando-o introspectivo, triste e/ou violento.

 

“Trabalhar a cultura da paz e não-violência em nosso município é fundamental para cumprirmos nossa missão de prevenção e educação social. A melhor forma de tratar a violência é ensinando e construindo junto à sociedade um novo olhar e uma nova maneira de pensar, principalmente, as questões de gênero", explicou Dayse.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, faz parte da construção de políticas públicas das mulheres desenvolver uma nova perspectiva por parte dos homens também. “É um assunto que tem que ser trabalhado com os dois lados. Estamos vivendo uma nova realidade de empoderamento das mulheres, e nós homens temos que ajudar essa mudança a acontecer”, comentou Samuca.

 

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges - SecomVR
Pin It