Palestra ‘Cuidando de Quem Cuida’ também lançou programa que une escola e comunidade na Creche Municipal Nosso Espaço

 

A palestra “Cuidando de Quem Cuida”, do projeto Escola Preventiva, da Coordenadoria de Prevenção às Drogas (CMPD), abriu nesta quarta-feira, dia 19, a Semana de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas de Volta Redonda. A Creche Municipal Nosso Espaço, que fica no bairro Volta Grande, recebeu a equipe da coordenadoria nos turnos da manhã e à tarde para conversar com os pais dos alunos.

 

A diretora da unidade, Áurea Penna, afirmou que a palestra também lança o programa “Escola e Família de Mãos Dadas, Semeando Valores”. “Essa demanda veio dos pais. Em reunião do Conselho Comunitário Escolar, os pais admitiram que têm dúvidas em relação à criação dos filhos e acham que a troca de experiência com os profissionais da escola vai ajudar na hora de impor limites ou regras às crianças”, contou.

 

Ela explicou que convidou a equipe da CMPD para iniciar esse projeto, pois a prevenção às drogas deve ser um trabalho conjunto entre a escola e a família. “Trabalhamos com 230 crianças de um a quatro anos e sabemos da importância da infância na formação do indivíduo”, disse a diretora.

 

Tatiana Aline da Glória Dias, mãe de Thiago com dois anos e quatro meses, e Rosângela de Almeida Cabral, mãe de Samuel de quatro anos, fazem parte do Conselho Comunitário Escolar e aprovaram a iniciativa da diretoria da Creche Nosso Espaço, que acatou um pedido dos pais dos alunos.

 

“Era um anseio nosso criar esse momento de troca com os profissionais da escola. Queremos ouvir a opinião deles a respeito da educação de nossos filhos. Saber dizer não, sem culpa, é um desafio”, exemplificou Tatiana, que também adorou as brincadeiras lúdicas junto com as crianças, realizadas após à palestra só para os pais.

 

“Temos que resgatar essa proximidade com a criança, que em tempos de celulares, tablets e internet, além de muitas horas de trabalho fora de casa, acaba prejudicada”, acredita Rosângela.   

 

O coordenador municipal de Prevenção às Drogas, Ricardo Cunha, lembrou que a trabalho com a criança e a família promove a prevenção. “O que a criança vê, ela faz. Não adianta falar, se não der o exemplo. E, sempre digo, o que acontece na infância não fica na infância, levamos para o resto da vida”, afirmou.

 

Ele acrescentou que a Semana de Prevenção às Drogas é de 19 até 26 de junho, mas em Volta Redonda a programação será estendida até o final do mês. “Estão na programação encontros em setores públicos, comunitários e religiosos, além de empresas para levar a campanha ao maior número de pessoas possível”, contou Ricardo.

 

Entre os locais que vão receber a equipe da Coordenadoria de Prevenção às Drogas estão a Pastoral Familiar da Igreja Católica São Paulo Apóstolo, no Siderópolis; religiosos do Centro Espiritualista Peregrinos do Amor, no Água Limpa; as escolas municipais Othon Reis, Waldyr Bedê e Wladir Telles; e ainda serão capacitados profissionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e das unidades da Atenção Básica do município.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que essas palestras promovem a conscientização das famílias e dos educadores, promovendo a prevenção. “A informação é fundamental para evitar o consumo de álcool e outras drogas. E é desta maneira que estamos criando uma cultura de prevenção em Volta Redonda”, falou.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR
Pin It