Seminário LGBTIQ+: A Revolta de Stonewall e o Dia Mundial do Orgulho LGBT foi realizado pela SMIDH em parceria com o governo estadual

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) de Volta Redonda, em parceria com o Centro de Cidadania LGBT (CCLGBT) Médio Paraíba e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio (SEDSODH), promoveu nesta terça-feira, dia 25, o Seminário LGBTIQ+: A Revolta de Stonewall e o Dia Mundial do Orgulho LGBT. O evento aconteceu no Centro Cultural Fundação CSN e lembra o Dia do Orgulho LGBTI (celebrado no dia 28 de junho).

 

“O propósito do seminário é em prol desta data tão emblemática dos 50 anos de Stonewall. Um movimento de buscas por conquistas e direitos. São sete centros de cidadania LGBT no estado e Volta Redonda sai na frente, lançando esse seminário para que possamos implementar mais ações aqui no município. Temos um número muito significante de demandas vindo dessa região. E o que a gente quer é trabalhar esse local, a região, movimentando a militância”, afirmou Hernane Alexandre Pereira, que é superintendente de Política LGBT do estado, ligado à SEDSODH.

 

A programação do seminário contou mesas redondas de discussão sobre a temática LGBT, blocos de perguntas, espaço de conversa e convivência para funcionários da rede, exibição do documentário Bicha Preta doc, show com a Drag Tara Wells, entre outras atrações.

 

A secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Dayse Penna, explicou que a temática foi colocada pelo CCLGBT e norteou as ações do seminário.

 

“Para Volta Redonda, é um momento de abertura de diálogo convidar a sociedade civil para construir de forma especifica os serviços que vamos prestar a partir da SMIDH e no próprio centro LGBT. Na construção dessa percepção de como eles estão se sentindo vivendo aqui em Volta Redonda, como a gente consegue fazer diagnósticos, como podemos avançar na pauta, permitindo que as pessoas sejam o que elas querem ser em pleno século XXI”, explicou Dayse.

 

Essa abertura de diálogo foi elogiada pelo arquiteto Ary D’Almeida Mattos, de 65 anos, que também é membro da RNP (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids) de Barra Mansa.

 

“Estou sempre militando na região. Para nós, é muito importante esse evento, estar sempre presente, ter essa visibilidade. O importante é ganhar no dia a dia o seu amigo, a família dele, dar apoio a eles, isso que é nos faz ter resistência, chegar até onde chegamos hoje. Quando você tem esses espaços, é importante falar. Nós, como sociedade civil, não temos tantas oportunidades para fazer isso. Tem que aproveitar e colocar a sua voz. O diálogo é muito importante, é aí que vamos construir”, afirmou.

 

Para o prefeito Samuca Silva, a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos é um marco e um legado para a cidade.

 

“A SMIDH representa um espaço do poder público para que a população possa dialogar e ajudar a construir políticas públicas que garantam seus direitos. A secretaria está aberta para ouvir todo cidadão que queira contribuir para que Volta Redonda possa crescer cada vez mais”, afirmou Samuca Silva.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas. / Secom VR
Pin It