Estudantes do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental conheceram as opções de cursos técnicos e vivenciaram a prática nos laboratórios do instituto

 

Vivenciar as disciplinas ensinadas em sala de aula na prática foi uma das experiências dos alunos do 7º e 9º ano do Colégio Professora Delce Horta Delgado na manhã desta quinta-feira, dia 27. Cerca de 80 estudantes participaram do projeto de incentivo aos estudos e ao conhecimento da escola da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) – campus Volta Redonda.

 

Durante a visita, os alunos do 9º ano participaram de atividades práticas no Laboratório de Química e Biologia do IFRJ sob a orientação das professoras Gabriela Iris Gomes, de Biologia, e Patrícia Maria Nassar, de Química, que atuam no instituto.

 

“Os estudantes presenciaram um reação química com geração e gás e puderam identificar substâncias ácidas e básicas por meio de indicadores”, contou Patrícia. Já a professora Gabriela preparou microscópios. “Os alunos observaram as células no equipamento”. 

 

A professora de Ciências do Fundamental II no Delce Horta, Daniele Carvalho, acredita que a vivência na prática aproxima os estudantes da disciplina. “É como se a matéria saltasse dos livros”, disse, acrescentando que a visita ao IFRJ tem como objetivo apresentar oportunidades aos alunos.

 

A estudante Letícia Sales, de 14 anos, que cursa o 9º ano, confessou que a Química e a Biologia não são suas matérias preferidas.“Mas o clima do laboratório e ver ao vivo as possibilidades que esse conhecimento proporciona, está me fazendo mudar de ideia”, disse.

 

Anni Vitória, de 12 anos, é aluna do 7º ano e participou da visita ao Laboratório de Instrumentação e Automação Industrial. No local, ela e os colegas de classe conheceram o robô NAO, uma criação da Equipe Jaguar de Robótica que já participou de diversas competições pelo país e até internacionalmente.

 

“Participo do projeto de robótica no Delce Horta e conhecer o trabalho da Jaguar e ver o que o robô que eles criaram é capaz, me faz ficar ainda mais interessada nesta área”, falou Anni.

 

A coordenadora de Extensão do IFRJ, Josiane Toledo, acredita no sucesso do projeto. “As visitas guiadas apresentam o instituto para os nossos futuros clientes, que são na maioria, estudantes prestes a ingressar no Ensino Médio”, afirmou, acrescentando que qualquer escola pode participar, fazendo contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que iniciativas como a da coordenação do Delce Horta deve servir de inspiração para outras unidades escolares. “Apresentar as opções na Rede Pública de Ensino que promovam a qualificação profissional é papel de todo educador. A capacitação para o mercado de trabalho passa pela valorização dos cursos técnicos”.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR
Pin It