Evento foi realizado na Arena Multiuso da Ilha São João e contou com a participação de nove instituições

 

Com o objetivo de valorizar a pessoa com deficiência e promover a inclusão em Volta Redonda foi realizada nesta sexta-feira, dia 8, a abertura do II Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência (JOMPEDE), na Arena Multiuso da Ilha São João. A cerimônia contou com a presença dos irmãos Thomaz e Douglas Mateza, que representaram o Brasil nos Jogos Pan-americanos Paralímpicos de Lima, no Peru, o Parapan 2019. Eles conquistaram dez medalhas na natação: quatro de ouro e seis de prata.

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da inclusão e da valorização da pessoa com deficiência. “Nosso objetivo é trabalhar a inclusão desse grupo e valorizar a participação deles. Todos os alunos participantes já são vencedores. Desejo sorte e muito espírito esportivo na competição. Estamos trabalhando políticas públicas de qualidade para melhorar sempre a vida dessas pessoas”, disse.

 

Thomaz e Douglas Mateza, convidados para participar da abertura, parabenizaram a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) pela realização do evento. “Estamos aqui dando referencia a muitos alunos que vão participar da competição. É importante divulgar esse trabalho com as pessoas com necessidades especiais e que elas se sintam incentivadas a praticar esportes e experimentar novas vivências”, afirmaram os irmãos.

 

A abertura contou também com a fanfarra da Escola Municipal Jiulio Caruso e com o cadastro de currículos no ‘Na Hora’ para pessoas com deficiências. No local, uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) apresentando uma praça adaptada aos participantes, além da presença de um intérprete de libras.

 

“Quero agradecer a presença desses atletas e desejar ótimos jogos a todos. Estamos desenvolvendo e avançando na pasta do PCD em Volta Redonda. Alinhamos recentemente uma parceria e capacitação para os profissionais no paradesporto. Esse evento foi preparado com muito carinho pela equipe da SMEL”, explicou a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.

 

Pela manhã no Parque Aquático foi realizada a primeira parte da competição, com a modalidade de natação. Neste sábado, dia 9, pela manhã, será realizada a disputa de atletismo na Arena Esportiva e o encerramento. As outras modalidades serão realizadas também na Arena Multiuso da Ilha São João, com o desfile do Rei e Rainha do JOMPEDE.

 

Para Igor Oliveira, aluno da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), que vai disputar na modalidade de pelota, o JOMPEDE é muito bom. “Participei ano passado e ganhei uma medalha e nesse ano estou de novo participando. Treinei a semana inteira e vou vencer”, almejou.

 

Ao todo, 250 alunos de 15 instituições foram inscritos no JOMPEDE 2019. Segundo Eliane Vale, superintendente da SELJ (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude), o convite valeu a pena.

 

“Fico muito feliz em estar participando desde evento tão especial. Desejo a todos uma ótima competição e parabenizo aos professores, pois sei como é importante a participação desses profissionais no desenvolvimento da pessoa com deficiência. Sucesso a todos”, desejou.

 

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – Secom VR
Pin It