Educação lança a Chamada Escolar 2019

Período de inscrição será de três a 28 de setembro

 

A secretaria de Educação de Volta Redonda anunciou que as inscrições para a Chamada Escolar 2019 serão realizadas entre os dias 03 e 28 de setembro, atendendo crianças na creche e pré-escola, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A inscrição deverá ser feita nas unidades escolares e os responsáveis devem procurar a unidade mais próxima no próprio bairro.

 

Nas Creches, serão matriculadas crianças nascidas entre 03/04/2015 e 30/11/2018; na Pré-Escola, crianças nascidas entre 03/04/2013 e 02/04/2015. Já o EJA a partir de 15 anos. O objetivo da secretaria é que todos os pais e responsáveis atendam à campanha da Chamada Escolar 2019.

 

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Rita Andrade, esse processo é muito importante para que as vagas sejam distribuídas democraticamente. “É fundamental que os pais ou responsáveis pelas crianças atendam a Chamada Escolar 2019 e façam as inscrições nas unidades mais próximas”, frisou a Secretária.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, além de garantir que vagas sejam distribuídas justamente, esse processo ajuda a saber onde precisa se investir mais em educação infantil. “A inscrição na Chamada Escolar para a Educação Infantil (creche) é o instrumento necessário para se medir a demanda de vagas escolares por bairros, regiões, além do número de creches”, comentou o prefeito.

 

Documentos Necessários

 

A inscrição – isenta de qualquer taxa – pode ser feita pelo pai ou responsável legal pelo aluno, que deve ser morador de Volta Redonda. O endereço apresentado pode ser residencial ou de trabalho do responsável. Os documentos necessários são: número do NIS (Número de Informação Social), comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou Declaração de Beneficiário expedido pelo Gestor Municipal da Assistência Social (Smac), original da certidão de nascimento do candidato, comprovante de renda, comprovante de residência e comprovante de trabalho (no caso de creche).

 

Os critérios para a Classificação final na Chamada Escolar 2019 para a creche são: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CAD Único (NIS); estar inserido no Programa Bolsa Família; idade (o filho mais velho tem prioridade); e renda familiar.

 

EJA

 

A Chamada Escolar da EJA pode ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores, com idade mínima de 15 anos.

 

Não há taxa de inscrição e os documentos originais exigidos são: Certidão de Nascimento do candidato ou carteira de identidade, comprovante de residência (é necessário ser morador de Volta Redonda), declaração ou comprovante de trabalho.

 

Por Ana Maria Mansur
Pin It