Estruturas foram erguidas sobre o clube Aero, que está passando por adequações. Trabalhos também avançam na outra margem do rio

A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, em Volta Redonda, segue a todo vapor e entrou em nova etapa nesta quarta-feira (29). Começaram a ser içadas as vigas sobre o clube Aero e que sustentarão a pista de rodagem da ponte. A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município, em parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.

As primeiras vigas já estão instaladas em trecho em frente ao clube, como base para a rampa de acesso. Nesta quarta-feira os trabalhos deram seguimento à colocação das vigas em um trecho sobre o clube, que está passando por adaptações em sua estrutura, para que a ponte possa ser erguida – incluindo a fachada da instituição, que será revitalizada em parceria com a prefeitura.

Para a realização do trabalho de içamento, que utiliza um guindaste de 250 toneladas, foi necessária a interdição do trânsito em trecho da Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Aero Clube. De acordo com a empreiteira responsável pela obra, o próximo passo será a colocação de vigas sobre essa avenida, no trecho entre o clube e o canteiro de obras, à margem do rio.

Trabalho avança também no lado do Aterrado

Na outra margem do Paraíba do Sul, no bairro Aterrado, onde a outra ponta da ponte está sendo construída paralelamente, as vigas já chegaram e os trabalhos envolvem a construção dos pilares de sustentação e o serviço de bate-estaca em alguns pontos.

Em toda a extensão da ponte serão erguidos 18 pilares de sustentação. Ela vai ligar o Aterrado (Fórum) até o bairro Aero Clube (Kartódromo), dando novo acesso a quem vai pegar a Radial Leste ou quem pretende ir no sentido Retiro e outros bairros adjacentes. O objetivo principal é desafogar o trânsito na parte central e comercial do bairro Aterrado, ponto de passagem de grande volume para quem cruza a cidade.

Projeto contempla outras obras de engenharia

A construção da ponte faz parte das obras que estão sendo executadas dentro do Plano de Mobilidade Urbana, que conta com investimento de aproximadamente R$ 140 milhões em recursos do Governo do Estado. Está inclusa ainda a construção de uma alça no Viaduto Heitor Leite Franco, que vai permitir que os carros desçam pela Rua do Canal, no Aterrado, em um trecho perto da Capela Mortuária. Desta forma, vai ser possível atravessar para a outra margem do rio sem passar pelo centro do Aterrado.

Também já foi iniciada a construção de um novo viaduto, que vai ligar o Jardim Amália (próximo ao antigo Casarão) ao Aterrado (Fórum). E outro viaduto terá sua obra iniciada em breve na Avenida Nossa Senhora do Amparo, com o objetivo de ligar o bairro Niterói à entrada do Retiro.

O Plano de Mobilidade Urbana conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 6 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR