Pessoas que receberam segunda aplicação até o dia 15 de outubro poderão ser vacinadas novamente a partir desta segunda-feira (10) em todas as 46 unidades de saúde da cidade

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia nesta segunda-feira, dia 10, o público-alvo para a terceira dose da vacina contra Covid-19. Pessoas, a partir de 18 anos, que receberam a segunda aplicação até o dia 15 de outubro poderão ser vacinadas novamente em todas as 46 unidades básicas de saúde da cidade (UBSs e UBSFs).

Devido ao surgimento da variante Ômicron, o município reduziu o intervalo de tempo para aplicação da terceira dose. Para receber o reforço é necessário apresentar a caderneta de vacinação contra Covid-19, CPF ou cartão do SUS, em uma das 46 unidades básicas de saúde.

Já a quarta dose de reforço é oferecida a imunossuprimidos, a partir de 18 anos de idade, que tenham recebido reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses. A recomendação de uma quarta aplicação do imunizante é do Ministério da Saúde.

Devem fazer o reforço da 4ª dose, adultos que apresentem condições como: imunodeficiência primária grave; tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados em uso de drogas imunossupressoras; uso de drogas modificadoras da resposta imune; doenças autoinflamatórias; pacientes em hemodiálise; com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas ou vivendo com HIV/Aids.

O CDI (Centro de Doenças Infecciosas) também oferece a dose contra Covid-19 aos portadores do vírus HIV e de doenças crônicas transmissíveis (tuberculose, hepatites), que fazem tratamento na unidade. O atendimento para vacinação será das 9h às 16h. O CDI funciona na Rua Dionéia Andrade Faria, nº 329, bairro Aterrado.

Primeira e segunda doses

A primeira dose continua sendo oferecida as pessoas a partir de 12 anos. A segunda dose é aplicada em quem tomou a 1ª dose há mais 21 dias dos imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A segunda dose da Janssen é aplicada após 2 meses da dose única. O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

Funcionamento das unidades básicas

As UBSs e UBSFs do município funcionam das 8h às 16h. Algumas unidades têm horário diferenciado: Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Santo Agostinho e Santa Cruz, que ficam abertas até às 18h. Outras cinco funcionam em horário estendido: Vila Mury, Volta Grande, São Geraldo, São João e 249, até às 21h.
Vale lembrar que doses da vacina CoronaVac estão concentradas nas unidades: 249, São Geraldo, Retiro 2 e Volta Grande.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR