Oferta de serviços municipais e em parceria com outros órgãos têm atraído cidadãos, que contam também com auxílios digitais

Aparecida de Fátima, de 62 anos, moradora do bairro Volta Grande, conseguiu se aposentar recentemente, após dar entrada com o pedido na Subprefeitura do Retiro, em Volta Redonda, por meio de uma parceria da prefeitura com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim como Aparecida, milhares de pessoas procuram a Subprefeitura diariamente para solicitar informações, ajuda e serviços públicos. De janeiro a junho deste ano, a autarquia registrou cerca de 38 mil atendimentos.

“Minha aposentadoria estava ‘agarrada’. Dei entrada, mas não conseguia obter resultado. Fiquei sabendo pela reportagem sobre a Lana, que conseguiu se aposentar através da Subprefeitura, então fui lá. A equipe é fantástica, desde o senhor da portaria até o atendimento para o INSS. Dentro de pouco mais de uma semana já estava aposentada”, conta Aparecida.

São cerca de 6 mil atendimentos em média. O coordenador da Subprefeitura, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho, conta que atualmente a autarquia possui nove funcionários e tem entre suas atribuições, o cuidado do atendimento voltado para a inclusão das pessoas.

“No nosso caso, a inclusão digital, já que muitas pessoas que nos procuram têm dificuldades em utilizar celulares e aplicativos da internet”, conta ele.

A Subprefeitura do Retiro conta também serviços do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR), como emissão de boletos, parcelamentos e outras solicitações; serviços de identificação; 2ª via de CPF; agendamento de seguro desemprego; inscrição do programa “Minha Casa Minha Vida”; auxílio digital de diversos tipos; entre outros.

Emprego

A Subprefeitura do Retiro também sedia um posto do SINE, onde são oferecidas vagas de emprego e feito cadastro de profissionais para oportunidades que chegam por meio de empresas parceiras. De acordo com dados da autarquia, neste primeiro semestre foram registrados 625 atendimentos relacionados ao seguro desemprego; 628 para cadastro e encaminhamento para vagas de emprego; 118 sobre cadastros de empresas; e 98 processos seletivos.

“Em parceria com a Subprefeitura, firmas cadastradas vêm realizando entrevistas de emprego em nosso auditório com pessoas cadastradas no SINE. Uma novidade em relação a esse relacionamento é que nesse primeiro semestre, será realizado um curso de ‘Pedreiros em material refratário”. As inscrições estão sendo realizadas na subprefeitura e o curso será ministrado pelas empresas em parceria com a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), com início previsto para o dia 11 de julho”, contou o coordenador Jorginho.

A Subprefeitura conta ainda com o polo da Casa do Trabalhador – programa do Governo do Estado com o objetivo de implementar políticas de trabalho e emprego, geração de renda, estimulando a formação e a qualificação dos cidadãos. Até o mês de maio, o espaço cadastrou 1.124 empresas e atendeu a 2,3 mil pessoas.

Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR