Agora, os interessados poderão doar seis meses após o procedimento estético. Antes, o prazo mínimo era de um ano

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), espera um aumento nas doações de sangue. Isso porque diminuiu o intervalo de tempo para quem se tatuou ou colocou piercing. Agora, os interessados poderão realizar a doação seis meses após o procedimento estético. Antes, o prazo mínimo era de um ano.

O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, explica que a mudança foi possível graças aos avanços tecnológicos.

“Os exames avançaram muito, com uma margem de acerto muito grande, e, com isso, conseguimos diminuir o período da janela imunológica, que é quando a pessoa está contaminada com algum vírus, mas ainda não conseguimos detectar. Desta forma, a Legislação decidiu atualizar este período de espera para que as pessoas que fizeram tatuagem possam doar novamente. Uma mudança muito importante e que, com certeza, irá aumentar muito o número de doadores, já que muitas pessoas deixavam de doar por conta da espera que era de um ano”, disse.

Lula ainda lembrou que antes do sangue ser liberado para transfusões, ele passa por duas triagens: a clínica e a sorológica.

“A triagem clínica é realizada antes da doação, que é quando os profissionais fazem o questionário para saber se aquela pessoa está apta a fazer a doação. Por exemplo, mesmo com a atualização, iremos seguir questionando se a tatuagem foi feita em local seguro, higiênico e o tempo que tem o processo. Já após a doação, são feitos exames para saber se tem alguma alteração no sangue. Com isso, a transfusão tem 100% de garantia que é de boa qualidade”, frisou.

Urgência

O Hemonúcleo de Volta Redonda está precisando com urgência de doadores. A necessidade maior está nos tipos sanguíneos: A positivo e O negativo. No entanto, todos os doadores são bem-vindos à unidade.

O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramal 325 e 326).

Requisitos para ser doador

- Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);
- Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue);
- Aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac;
- Aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

 

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR 

Pin It