Serviço gratuito para moradores da cidade foi retomado através do projeto Revi-VER, da Secretaria Municipal de Saúde. Operações serão realizadas até o dia 22 deste mês

As cirurgias de catarata voltaram a ser realizadas em Volta Redonda nesta terça-feira (19). A previsão é que 800 cirurgias sejam feitas até a próxima sexta-feira, dia 22. O serviço é gratuito e acontece através do projeto Revi-VER, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em menos de dois anos, mais de 5 mil cirurgias foram promovidas.

As operações acontecerão em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Os pacientes atendidos estavam na fila de espera pelo procedimento e antes da cirurgia foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Pré-operatórios

Cento e sessenta novos exames pré-operatórios serão realizados neste sábado e domingo, dias 23 e 24 deste mês. Os pacientes serão contactados pela Secretaria Municipal de Saúde e deverão comparecer à Ilha São João.

Novos agendamentos e fila de espera

Podem se inscrever no programa Revi-VER qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata. A pessoa ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da Secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessário levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente.

As pessoas que já fizeram cadastro para cirurgia de catarata não precisam ir ao DIPA para renovar a solicitação. Todos que estão na fila de espera serão convocados para fazer o procedimento, através de comunicação oficial da Secretaria de Saúde. Eles devem acontecer ao longo dos próximos meses.

A Prefeitura de Vota Redonda também alerta que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João.

Foto: Divulgação/Secom PMVR