Medida começa a valer a partir desta quarta-feira, dia 20

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), decidiu reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O intervalo, que era de oito semanas, passou a ser de 21 dias. Todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) do município estão aplicando, a partir desta quarta-feira, dia 20, o imunizante.

O médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, explicou que a iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal infantil. “Com a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer infantil teremos em pouco tempo aumento da cobertura vacinal em crianças de 5 a 11 anos”, disse.

Além desta medida, foi ampliada para 19 unidades básicas a aplicação da primeira dose da CoronaVac. São elas: UBSs Rústico e Jardim Paraíba, além das UBSFs Jardim Belmonte, Conforto, São Lucas, 249, Siderlândia, São Geraldo, Água Limpa 1 e 2, Retiro 2, Belo Horizonte, Vila Mury, Açude 1, São Luiz, Volta Grande, Santa Cruz, Santo Agostinho e Vila Rica/ Três Poços. Esta ampliação também terá início nesta quarta-feira.

Vale lembrar que a CoronaVac – liberada para crianças a partir de 3 anos – continua com intervalo de 28 dias entre as doses. Nas unidades básicas de saúde, os pais ou responsáveis precisam apresentar a caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS da criança.

Algumas unidades funcionam com horário estendido para atendimento, até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

Foto: Arquivo/PMVR