Animais da espécie periquitão-maracanã foram reabilitados no Zoo-VR e ganharam a liberdade nesta quarta-feira (20)

Funcionários do Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 20, a soltura de 15 aves. Os animais da espécie periquitão-maracanã estavam no Zoológico há cerca de seis meses para reabilitação. Eles ganharam a liberdade em uma área de preservação na cidade.

Durante o processo de reabilitação, os animais, que haviam sido resgatados em áreas urbanas da cidade e chegaram ao Zoo-VR ainda filhotes, passaram por treinamento para que pudessem aprender a conviver na natureza.

“Todos eles passaram por um período de adaptação, depois receberam comidas da natureza para reaprender a ter uma vida livre. Trabalhamos também a musculatura de voo para que eles pudessem ter condições de viverem sozinhos. Todos os animais são soltos em locais de área de proteção ambiental e que haja incidências das espécies”, explicou o coordenador do Zoo-VR, Jadiel Teixeira.

A soltura faz parte de um programa de reabilitação e reinserção de animais silvestres na natureza, promovidos pelo Zoo-VR. Ao recebê-los, um dos primeiros passos é oferecer tratamento médico veterinário adequado, com objetivo de devolvê-los à natureza. Primeiro é feita uma avaliação física e comportamental para, em seguida, ser encaminhado à reabilitação onde receberá o tratamento, como detalhou Jadiel.

“O Zoo-VR recebe, em média, de cinco a seis animais por dia. Todos eles passam por essa reabilitação. Alguns, que não têm condições de ser soltos, acabam ficando no zoológico”, comentou o coordenador.

Os animais mais recebidos pelo programa de reabilitação do Zoológico Municipal são as aves, como, por exemplo: periquitão-maracanã, maritacas, ararinha-maracanã, papagaio, coruja, tucano, urubu e ainda mamíferos como gambá e répteis como jabuti.

Foto: Cris Oliveira - Secom/PMVR