Governo municipal oferta cursos e serviços de apoio na busca por inserção no mercado de trabalho e de estímulo ao empreendedorismo

 

Volta Redonda, de acordo com o censo de 2010, tem 64 mil jovens, além da população entre 15 e 29 anos que vem para o município atraídos pelos diversos cursos universitários ofertados. Ciente desta demanda, a Prefeitura de Volta Redonda investe em cursos de capacitação e serviços gratuitos com foco na inserção no mercado de trabalho e no estímulo ao empreendedorismo.

 

Cursos e oficinas profissionalizantes de graça

 

  • A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e a Fundação Beatriz Gama (FBG) entregaram quase 3,5 mil certificados de conclusão de cursos e oficinas gratuitas entre 2021 e 2022.

 

  • Na FBG, o projeto “Formando Profissionais” oferece os cursos de cabelereiro, barbeiro, depilação, estética corporal, manicure, e organização de festas e eventos.

 

- Os cursos acontecem semestralmente na sede da fundação, na Estrada Engenheiro Francisco Saboia Barbosa Filho, 3.000, Sítio dos Carvalhos, bairro Retiro. Informações pelo telefone: (24) 3341-4920.

 

  • Pela Smac, as oficinas e cursos de capacitação são realizados nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), Centros de Convivência e Centro de Inclusão Produtiva.

 

- As opções são cabeleireiro, barbeiro, trancistas, design de sobrancelhas, manicure, estética corporal, garçom, culinária, corte e costura, artes com material reciclável, artes em vidros, arte com feltro e bordado, customização com pedraria e artesanato criativo.

 

- O jovem ainda conta com oficinas de inclusão digital; o programa “Qualificar a Vida”, em parceria com o ICT (Instituto de Cultura Técnica), que oferta qualificação para cuidador de idosos, serviço administrativo e recursos humanos, bombeiro hidráulico, eletricista residencial, porteiro e vigia, recepcionista, atendimento ao cliente, almoxarife e arquivista; e o Projeto Novos Horizontes – Acessuas Trabalho, com oficinas de orientação para o mundo do trabalho.

 

- Os cursos duram, em média, quatro meses e para se informar sobre novas turmas basta procurar o CRAS mais próximo de casa.

 

Capacitação na área da Construção Civil

 

  • O projeto “Mulheres Mãos à Obra” certificou entre 2021 e 2022 160 mulheres para atuação na área da Construção Civil. As opções de cursos são de Eletricista Predial; Pedreira de Acabamento e Revestimento; Pedreira Predial; Bombeira Hidráulica Predial; e Pintura Predial.

 

- As secretarias de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) e Ação Comunitária (Smac) e a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) são parceiras no projeto.

 

- As aulas, com duração de três meses, são ministradas no Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, no Aero Clube. A próxima turma inicia as aulas no dia 08 de agosto.

 

  • Curso de Pedreiro Refratarista: O Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira sedia o curso realizado em parceria entre o Sine-VR (Sistema Nacional de Emprego de Volta Redonda) e a empresa Rip Serviços Industriais. Até o final de 2022, uma nova turma será montada.

 

Sine-VR oferece vagas de emprego em diversos setores

 

  • O Sine (Sistema Nacional do Emprego) em Volta Redonda funciona na Subprefeitura do Retiro, na Avenida Antônio de Almeida, 70, Retiro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são: (24) 3346-6207.

 

Entre os serviços voltados para o jovem estão:

 

- Acesso ao Seguro Desemprego;

- Intermedia vagas de emprego entre as pessoas e empresas cadastradas no sistema;

- Parceria com empresas para capacitação de pessoas, para o mercado de trabalho;

- Para jovens, a partir dos 14 anos, se cadastrarem no Sine como Aprendiz devem apresentar na sede o CPF, RG e Comprovante de Residência; assim recebem o QRCode para acessar o conta do Sine no App Sine Fácil em seu dispositivo móvel;

- Orientação quanto à baixa da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital e criação da conta GOV.BR para acessar os serviços do governo federal.

 

Centro Oportunizar faz um ano com serviço exclusivo para jovens de VR

 

  • O Centro Oportunizar, ligado à Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) completa um ano no próximo dia 12 de agosto e é referência para adolescentes e jovens, entre 14 e 29 anos, na busca do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.

 

- Em um ano de funcionamento, o centro já realizou mais de 800 atendimentos de e adolescentes e jovens foi responsável também pelo auxílio na emissão de mais de 400 carteiras de trabalho digitais, 72 títulos de eleitor e centenas de currículos. E mais de 60 pessoas foram conduzidas para vagas de trabalho formal, além do encaminhamento para o Fluxo de Aprendizagem (Jovem Aprendiz).

 

- O “Trampo Jovem”, uma das ações do Centro Oportunizar, conta com quase 800 jovens e pelo projeto é feita a divulgação direta de cursos gratuitos, vagas de trabalho e processos de seleção.

 

- Você que tem entre 14 e 29 anos, venha conhecer os serviços do Centro Oportunizar na Rua 16, nº 245, na Vila Santa Cecília. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. E neste mês de agosto, em comemoração ao Mês da Juventude, o quiosque estará aberto aos sábados, de 9h ao meio-dia.

 

  • liga Digital: A Prefeitura de Volta Redonda lança neste Mês da Juventude a estrutura regional do Co.liga Digital. A Estação Cidadania, na Rua 19, Nº 135, Vila Rica/Tiradentes; o Telecentro do Retiro, na Avenida Antônio de Almeida, 1.181; o Centro Oportunizar e as 29 unidades de CRAS que têm telecentros vão funcionar como rede de apoio para tirar dúvidas e divulgar a plataforma digital.

 

- A Co.liga Digital é uma plataforma desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) que oferece mais de 30 cursos gratuitos, divulga editais, vagas de trabalho e mentoria de profissionais.

 

- Acesse o site https://coliga.digital e conheça as oportunidades.

 

Serviços facilitam a inserção de PCDs no mercado de trabalho

 

  • A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), criada em 2021, implantou curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e abriu o curso superior de Administração para pessoas com deficiência em Volta Redonda em agosto passado. A parceria entre a prefeitura e o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) atende estudantes com deficiências auditiva, física e alunos com baixa visão.

 

- Central de Atendimento ao Surdo: o serviço, lançado dentro das comemorações pelos 68 anos de Volta Redonda, garante atendimento de forma presencial ou através de vídeos chamadas.

 

- O atendimento é realizado das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser feito na sede da secretaria da Pessoa com Deficiência, que funciona na Avenida 17 de Julho, nº 20, no bairro Aterrado ou pelos telefones: (24) 99973-2565 e 99251-2975.

 

Secom/PMVR

Pin It