XXVII Encontro de Veículos Antigos terá aplicação de doses contra Covid-19 e Influenza, além das UBSFs 249 e Vila Mury e shoppings

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém plantão de vacinação e testagem para Covid-19 neste fim de semana, dias 30 e 31. Nesta edição, haverá aplicação de doses contra Covid-19 e Influenza (gripe) no XXVII Encontro de Veículos Antigos e Fora de Série, das 09h às 16h, na Ilha São João. A vacinação também irá ocorrer em duas unidades básicas de saúde, são elas: UBSFs 249 e Vila Mury, das 08h às 18h30.

Além das unidades de saúde citadas acima, o Shopping Park Sul (10h às 20h) e Sider Shopping (sábado, das 10h às 20h/ domingo, das 14h às 20h) também estarão aplicando doses contra Covid-19 e gripe.

Testagem

Os testes para diagnóstico do coronavírus serão oferecidos neste fim de semana na Central de Testagem – localizada no antigo Laboratório Municipal no Hospital Dr. Nelson Gonçalves, no bairro Aterrado – até o momento, o local funciona 24 horas, todos os dias. A partir desta segunda-feira, dia 1º, o horário de atendimento será das 07h às 19h.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas que estejam com sintomas gripais (coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta, cansaço, perda do olfato ou paladar) procurem atendimento na Central de Testagem durante o fim de semana. É recomendado que o paciente leve seu álcool em gel e tenha uma caneta para preencher a ficha no local de testagem. O uso de máscara nos serviços de saúde é obrigatório.

Cronograma de aplicação

Vacina contra gripe – Toda população a partir de 6 meses

Vacina contra Covid-19
1ª dose – Para quem não se vacinou a partir de 3 e 4 anos
*A vacina utilizada será CoronaVac e a recomendação é que sejam feitas duas doses do imunizante, no intervalo de 28 dias

1ª e 2ª dose – Para quem não se vacinou a partir de 5 anos
*Antecipada a 2ª dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O intervalo, entre a 1ª e a 2ª dose, que era de oito semanas, passou a ser 21 dias

3ª dose – Para pessoas acima de 12 anos que receberam a 2ª dose há pelo menos 4 meses

4ª dose – Para pessoas a partir de 18 anos que tenham tomado a 3ª dose há mais de 4 meses

Para receber as doses é preciso apresentar caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS.

Foto: Arquivo/PMVR