Volta Redonda: mais dez pacientes são atendidos em novo mutirão de cirurgias do Hospital São João Batista
Procedimentos foram realizados entre a sexta-feira (25) e sábado (26) nas especialidades de ortopedia e oftalmologia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, continua melhorando a qualidade de vida de vários moradores do município com os mutirões de cirurgias. No mais recente, dez pacientes foram atendidos entre a última sexta-feira (25) e sábado (26).
Quatro das cirurgias foram do setor de ortopedia. Na sexta-feira, o dr. Flávio Reis – que também é diretor-médico do HSJB – realizou uma videoartroscopia de joelho esquerdo em uma paciente de 63 anos, e uma videoartroscopia de joelho direito em uma paciente de 54 anos. No sábado, o dr. Bernardo realizou duas artroplastias totais de quadril direito em pacientes de 73 e 76 anos.
Oftalmologia
Ainda no sábado, a drª. Talissa realizou quatro dacriocistorrisnostomias (DCR) em pacientes com idades entre 49 e 90 anos, além de uma simblefaroplastia em uma paciente de 58 anos e uma exerese de calázio em uma paciente de 50 anos.
Sobre as cirurgias, a dacriocistorrinostomia é indicada para pacientes que apresentam obstrução do canal lacrimal, comprometendo o escoamento das lágrimas para a cavidade nasal. É criado, com a cirurgia, um novo canal de drenagem entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, contornando o bloqueio e restabelecendo o fluxo normal das lágrimas.
A simblefaroplastia busca corrigir a adesão anormal entre as pálpebras e o globo ocular. Essa condição costuma ser consequência de traumas como queimaduras, cirurgias oculares anteriores, infecções graves ou doenças autoimunes. A cirurgia consiste em liberar as aderências e reconstruir a superfície ocular e palpebral.
Já a exérese de calázio tem por objetivo remover um nódulo palpebral decorrente da obstrução da glândula de Meibomius, responsável pela produção da camada oleosa da lágrima. O procedimento cirúrgico é recomendado quando não há resposta ao tratamento clínico, como compressas mornas ou pomadas, e a cirurgia resume-se a uma pequena incisão na pálpebra para retirar o conteúdo do calázio.
Dependendo do caso, o material pode ser enviado para análise laboratorial a fim de descartar outras patologias.
“Quando voltamos à Prefeitura, em 2021, um dos nossos compromissos era recuperar a Saúde de Volta Redonda, e em especial o Hospital São João Batista. Conseguimos cumprir nossas promessas, e hoje o hospital voltou a ser referência para a população. E com a união de todos, temos condições de realizar esses mutirões e quebrar, todos os meses, os recordes de cirurgias do São João Batista”, disse o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR