Lateral do córrego desmoronou com as fortes chuvas de abril

A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), deu início nesta terça-feira, dia 14, às obras do muro de contenção do Córrego Secades, no bairro 209. As laterais do córrego cederam, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade em abril. O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, explicou que essa é uma obra emergencial para realizar a recomposição das partes que caíram.

“Com a forte chuva do dia 7 de abril, as laterais do córrego desmoronaram. Nós estamos fazendo esse trabalho emergencial a pedido do prefeito Samuca Silva, para mitigar os transtornos, e liberar os acessos à via. Em paralelo está sendo realizado um projeto para resolver o problema definitivamente”, explicou Toninho.

De acordo com a SMI, essa é uma obra de grande complexidade, mas a previsão é que dentro de 45 dias a via já esteja estabilizada e liberada. E toda a obra tem previsão de término de 90 dias.

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) estarão acompanhando todas as etapas da obra, auxiliando na organização e segurança do trânsito.

A doméstica Marlene dos Santos, de 42 anos, trabalha nas proximidades e disse que o início das obras é um alívio. “Eu sei que o que aconteceu aqui foi uma consequência das chuvas de verão. Mas está sendo muito preocupante ver a situação do córrego. Estou aliviada de a prefeitura ter começado as obras. Tomara que corra tudo bem e dentro do esperado”, disse Marlene.

Para o prefeito Samuca Silva é importante a compreensão da população nesse momento. “É uma obra de grande porte, e provável que em alguns momentos nós precisaremos fazer o fechamento das vias. Mas estamos nos esforçando para que essa obra, que é muito importante, tenha o mínimo de impacto possível na vida de quem mora ou passa por aqui”, afirmou o prefeito.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Evandro Freitas - SecomVR