Diversas  frentes de trabalho estão avançando e cuidando da limpeza da cidade

A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura(SMI), vem aumentando a intensidade dos serviços de manutenção e limpeza das ruas nos bairros do município, com várias frentes de trabalho de capina, roçada, e uso do maquinário pesado em algumas ocasiões que necessitam.  Um muro de contenção que caiu nas últimas chuvas está sendo recuperado no bairro Conjunto Habitacional Vila Rica pela SMI. Num balanço parcial, do dia 1º ao dia 16, cerca de 30 bairros já receberam serviços públicos.

O prefeito Samuca Silva, destacou os trabalhos das equipes: “É um trabalho conjunto para atender as demandas das associações de moradores e feitas pelo aplicativo Fiscaliza VR, atendendo as comunidades. Nesta época mais seca, com poucas chuvas, a produtividade das equipes de manutenção é maior, tornando a cidade mais segura e mais limpa, com recursos próprios investidos no bem estar da população”, comparou.

No bairro Santa Rita do Zarur, foi feita uma capina ao longo da Rua Campinas, desobstruindo o passeio dos pedestres,  limpeza e capina da Rua 02 no Jardim Suíça, limpeza, capina com a retirada de mato nas ruas do bairro Voldac (Ruas Algenivea de Freitas e Beira Rio). Um trabalho de revitalização com pintura de grades, concretagem, recuperação de canaleta ao longo do alambrado do campo, contrapiso foram os serviços realizados até no período noturno pelas equipes da SMI no Campo do Siderlândia. A Rua Arraial do Cabo no Siderlândia, foi limpa com varrição e usando o carro pipa.

No bairro Candelária, a equipe retirou a terra e os arbustos na Rua Mauro Francisco Torres,  na subida do bairro, com a realização de capina e roçada da rua, porque estava atrapalhando as pessoas a caminhar. Dentro do Residencial Minha Casa Minha Vida, do Candelária, também foi feito um trabalho de manutenção com capina geral. O mesmo serviço de capina, roçada, retirada de resíduos poluentes foi realizado no Conjunto  Minha Casa Minha Vida de Três Poços. Muitos resíduos foram recolhidos no bairro Candelária pelas equipes da prefeitura.

Uma roçada foi realizada próximo a Casa de Custódia no bairro Roma I. No Conjunto Habitacional Vila Rica-Tiradentes,  a prefeitura está recuperando um muro de contenção que caiu, atrás da quadra poliesportiva no início do bairro, perto da Cabine da PM. “Vamos chegar a todos os bairros  com as equipes para garantir a manutenção e o conforto dos moradores. As equipes estão trabalhando até a noite e finais de semana para estes serviços”, disse Toninho Oreste, secretário municipal de Infraestrutura.

As ruas do Barreira Cravo também receberam os trabalhadores da limpeza com a capina geral das ruas, retirada do mato nas calçadas e beira de meios-fios. Nas ruas Pequeri e Rio Preto, no Minerlândia, uma grande quantidade de terra foi retirada do local com o uso de caminhão e retroescavadeira. Equipes foram deslocadas para a Praça Brasil, Vila Santa Cecília, local de grandes eventos do 17 de Julho. A Praça foi entregue totalmente revitalizada, com pintura, plantio, retirada de terra, paisagismo, etc. O trabalho foi amplamente elogiados pelos populares e frequentadores. O Parque do Contorno e a Avenida Paulo Herlei Abrantes (Três Poços) também receberam serviços de manutenção.

A Avenida  Nossa Senhora do Amparo no sentido do bairro Santa Cruz  e no acesso que liga os bairros Nova Primavera a Caieiras ganharam as ações da equipe de roçada, melhorando a visibilidade para os motoristas.  Outro trabalho com resultado eficiente foi a roçada na Rua Carlos Gomes, no bairro Santa Inês. Toda a capina e limpeza da canaleta da Rua Campinas, chegando nos bairros Vale Verde e Santa Rita do Zarur foram concluídas ao longo do percurso.

As ruas do Núcleo Tancredo Neves no bairro Monte Castelo ganhou uma boa manutenção, atendendo os moradores.  Uma boa faxina foi realizada na Praça  do Condomínio no bairro Aero Clube, roçada na entrada do bairro Nova  Primavera.

Por Afonso Gonçalves, fotos de divulgação, SecomVR