Trabalho começou na manhã desta terça-feira, dia 06, com limpeza, capina, manutenção de meio-fio e calçadas e reparos na iluminação pública

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou na manhã desta terça-feira, dia 06, o trabalho de revitalização na Avenida Amaral Peixoto. A ação faz parte de um cronograma que começou pela Vila Santa Cecília, no dia 02 de julho, e vai beneficiar todos os cinco principais centros comerciais do município, que inclui ainda o Aterrado, Retiro e Santo Agostinho.

O mutirão é realizado em parceria pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Infraestrutura; Fazenda; de Transporte e Mobilidade Urbana; além do Furban; EPD (Empresa de Processamento de Dados); SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Guarda Municipal.

Os primeiros serviços a serem executados são limpeza, incluindo varrição, capina e retirada de cartazes de locais irregulares; remoção de obstáculos não utilizados das calçadas; recuperação de meio-fios e calçadas; reparo na iluminação pública; desobstrução de bueiros; e recuperação de lixeiras. Mas o trabalho ainda prevê revitalização na Praça Leivas Macalão, que abriga o Memorial à Bíblia, e a praça sob o Viaduto Heitor Leite Franco.

Nesta terça-feira, dia 06, cerca de 80 funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Furban iniciaram o trabalho com apoio de quatro caminhões e duas caminhonetes. Guardas Municipais também atuaram no controle do trânsito e dando orientações aos pedestres, além disso foram instaladas placas informativas em toda extensão da via.

Cinthia Viana, que trabalha em um bar e restaurante vizinho à praça sob o Viaduto Heitor Leite Franco elogiou a iniciativa de revitalizar a Amaral Peixoto. “Principalmente, os reparos na iluminação pública. Quanto mais luz, mas segurança. E aqui é um local por onde passam muitos pedestres, mesmo à noite”, disse.

Luana da Silva, que mora no São Geraldo, afirma que faz compras na Amaral Peixoto desde adolescente. “Hoje compro aqui para meus filhos. Temos ótimas opções no comércio e acho que a revitalização pode deixar o lugar mais atrativo para clientes em potencial”, acredita.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, que acompanhou de perto o primeiro dia de trabalho na Avenida Amaral Peixoto e ruas adjacentes, o serviço deve estar concluído em, no máximo, três semanas. “Após o término dos reparos, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana começa a revitalização da sinalização horizontal e vertical, além da pintura de meio-fios”, explicou.

Ele lembrou que o trabalho na Vila Santa Cecília está em fase de conclusão. “Nesta segunda-feira, dia 05, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura esteve na Praça Rotary embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. Foram executados reparos no forro e cobertura, que vão garantir mais segurança para o cidadão que circula diariamente no espaço”, disse o secretário.

“Também vamos concluir a revitalização da Praça Juarez Antunes. Já fizemos toda pintura, estamos trabalhando no tratamento paisagístico e vamos reativar o chafariz”, contou Toninho.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, reafirmou que com os mutirões para revitalização dos centros comerciais a prefeitura exerce o papel de cuidar da cidade. “Os centros comerciais são espaços públicos que recebem moradores de todo o município e merecem atenção especial. Com a revitalização vamos melhorar a mobilidade urbana para motoristas e pedestres, aumentar a segurança, além de proporcionar mais conforto nas áreas de lazer. Essas ações também movimentam o comércio local, aumentando a circulação de pessoas e aquecendo a economia”, comentou Samuca.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR