Em oito dias, equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram capina, roçada, reparos na iluminação pública e retirada de entulhos

A Prefeitura de Volta Redonda intensificou na última semana o serviço de manutenção em mais de 10 bairros do município. A equipe da Secretaria de Infraestrutura se dividiu entre capina e roçada; reparos na iluminação pública, fazendo a troca de lâmpadas e reatores; e retirada de entulhos das vias públicas. O resultado do trabalho é a melhoria na mobilidade urbana e na segurança para pedestres e motoristas.

O bairro Retiro e comunidades vizinhas como o Jardim Cidade do Aço, Coqueiros e Vale Verde foram beneficiados com serviço de retirada de terra das vias, com ajuda de retroescavadeira e caminhões. Também foram realizadas capina e roçada, incluindo a estrada de acesso à Fundação Beatriz Gama, a Beira Rio e parte do bairro Siderlândia.

Também receberam manutenção os bairros Conforto, principalmente na Via Sérgio Braga; Vila Santa Cecília, que recebeu roçada na área do córrego Cachoeirinha ao lado do Recreio do Trabalhador; Laranjal, que além da limpeza contou com caiação nos postes de iluminação; Monte Castelo, onde houve a retirada de entulhos; e Santa Cruz II, que teve reparos na iluminação pública.

CENTROS COMERCIAIS – A Prefeitura de Volta Redonda também continua atuando na revitalização da Avenida Amaral Peixoto, iniciada há duas semanas. A ação faz parte de um cronograma que começou pela Vila Santa Cecília, em julho, e vai beneficiar todos os cinco principais centros comerciais do município, que inclui ainda o Aterrado, Retiro e Santo Agostinho.

O mutirão é realizado em parceria pelas secretarias de Infraestrutura; Transporte e Mobilidade Urbana; além do Furban; e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) com apoio da Guarda Municipal.

Entre os serviços executados estão limpeza, incluindo varrição, capina e retirada de cartazes de locais irregulares; remoção de obstáculos não utilizados das calçadas; recuperação de meio-fios e calçadas; reparo na iluminação pública; desobstrução de bueiros; e recuperação de lixeiras. Mas o trabalho ainda prevê revitalização na Praça Leivas Macalão, que abriga o Memorial à Bíblia, e a praça sob o Viaduto Heitor Leite Franco.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a manutenção dos bairros é um compromisso firmado com os moradores. “Esses serviços de manutenção da iluminação e desobstrução das vias deixam a cidade mais segura e garantem melhor mobilidade à população. Vamos manter um cronograma permanente, priorizando as solicitações da população e das associações de moradores deixando uma cidade mais limpa e mais bonita para se viver”, falou Samuca.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, pediu a colaboração dos moradores na preservação do serviço. “É importante que as pessoas respeitem os dias estipulados para coleta de lixo, que atende toda a cidade, e não joguem entulho nas ruas”, disse.

Por Afonso Gonçalves com fotos de divulgação – Secom/VR