Fontes das praças tiveram material furtado e danificado

Vandalismos e furtos praticados em fontes nas praças de Volta Redonda já somam prejuízo de aproximadamente R$ 150 mil aos cofres públicos, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestutura (SMI). Bicos de pressão de água feitos de metal foram retirados, além de bombas e casas de máquinas queimadas.

A SMI é responsável pela manutenção e funcionamento das fontes e está criando peças de reposição para as biqueiras de metal, substituindo por outras, de criação própria, feitas de canos PVC, reduzindo o custo e com serviço artesanal.

O secretário da pasta, Toninho Oreste, explicou que está buscando forma de recompor o material danificado de forma rápida e mais barata, visando minimizar os prejuízos. “A prefeitura vem priorizando as reformas das fontes dos centros comerciais, onde há maior facilidade de fiscalização pela Guarda Municipal de Volta Redonda. Acreditamos que antes da chegada do verão, no final de dezembro, pretendemos fazer a reposição em PVC dos bicos de pressão para as fontes voltarem a funcionar normalmente”, estimou Toninho.

De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura, na fonte próxima a Rodoviária Municipal foram roubados 30 bicos médios, cada um com valor aproximado de R$ 130. Outros 70 bicos pequenos, que custam R$ 105 em média, também foram levados. Além disso, o letreiro ‘Volta Redonda’ foi quebrado e teve letras retiradas. Dois rapazes que estavam com alguns bicos roubados foram detidos recentemente pelos agentes da Guarda Municipal.

Na fonte da Praça da Bíblia, no Centro, foram levados quatro bicos, além de danificada a mureta onde fica o relógio da Light e do Saae. Os vândalos ainda arrombaram os cadeados da casa de máquina e entortaram os bicos, fazendo transbordar água e causando o esvaziamento do local, onde também roubaram lâmpadas subaquáticas. Fora isso, um carro desgovernado quebrou o muro de proteção do lado da Avenida Amaral Peixoto.

Outros furtos

As ações dos vândalos também foram registradas na fonte interativa da Beira Rio, no Belmonte e na Praça da Esfinge, no bairro Conforto, além das fontes na entrada do bairro Santa Cruz; na Praça Oscar Cardoso, entre os bairros Casa de Pedra e Jardim Tiradentes; e na fonte da Pedreira, em Três Poços.

Na fonte do bairro Santa Cruz, por exemplo, todos os bicos foram quebrados e arrebentaram o cabo de energia, provocando a inundação da casa de máquinas e queimando bombas e painel eletrônico. Já na Praça Oscar Cardoso, o ato de vandalismo fez com que as águas das chuvas inundassem a casa de máquina, queimando a bomba e o painel eletrônico.

Conscientização

Os prejuízos também são causados pela má utilização dos espaços. Um carro foi lavado na fonte da Praça Oscar Cardoso, quebrando a grade e danificando o piso. Há, ainda, registro de cavalos, cachorros e bicicletas sendo lavados na praça.  Na fonte da Pedreira, em Três Poços, além de uso para lavar animais e bicicletas, vândalos quebraram os bicos e queimaram as bombas e a casa de máquinas pelo uso indevido.

Por Afonso Gonçalves, Secom