Divididos em equipes, os trabalhadores estão fazendo capina, roçada e retirada de entulhos nesses três dias

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, nesta sexta-feira, sábado e domingo, estará com várias equipes, totalizando cerca de 230 pessoas trabalhando em serviços de capina, roçada e retirada dos entulhos das 7h às 16h, com apoio de 10 caminhões. Os trabalhos que começaram hoje, tem ainda uma equipe noturna para a limpeza de pontes e viadutos, e locais abertos, como os canteiros centrais, estacionamentos do Cais Conforto, Cais Aterrado, e proximidades da Capela Mortuária, quando o movimento de carros é reduzido.

Segundo o secretário da pasta, Toninho Orestes, uma equipe para casos de emergências, batizada de Corujão, está pronta para entrar em ação. A equipe conta com veículo e equipamentos (moto serra elétrica e outras ferramentas essenciais) fica de prontidão para o suporte necessários às equipes de limpeza de pontes e viadutos, que trabalham à noite, se houver ocorrências.

O período das chuvas acelera o crescimento do mato e atrasa o nosso trabalho rotineiro, diário. Assim, reunindo um mutirão com equipes maiores, aproveitamos o máximo do tempo, ganhando em rapidez na limpeza da cidade. Vamos alcançar com as equipes todos os bairros de Volta Redonda ainda no mês de janeiro”, garantiu o secretário Toninho Orestes.

O prefeito Samuca Silva disse que o objetivo é melhor atender a população e as associações de moradores: “O poder público tem que dar uma resposta rápida às solicitações dos moradores em manter uma cidade limpa, bonita, sem mato alto que cresce rápido neste período chuvoso e a atenção precisa de ser redobrada. Este é o nosso compromisso, porque cidade limpa é mais segura para todos”.

Ainda de acordo com a SMI quatro equipes estão fazendo a capina da Avenida Retiro e na avenida na entrada do Aero Clube. As demais equipes estarão trabalhando de hoje (sexta) até domingo das 7h às 16h,  nos bairros Água Limpa, Vila Brasília, Jardim Amália I, Belvedere, Vila Rica Tiradentes, Vila Rica Três Poços, rua Lateral do Volta Grande, capina na subida do Morro da Paz no Santo Agostinho, São Luiz , canteiro central na Avenida dos Trabalhadores nas proximidades do Hospital São João Batista, e bairro São João. Haverá roçada no bairro Mata Atlântica.

Uma equipe vem capinando, outra fazendo a roçada do mato mais alto. E por fim outro grupo recolhe o entulho, os resíduos do mato e joga nos caminhões. Vamos retirar algumas toneladas e deixar a cidade mais limpa e bonita”. Em média 150 trabalhadores já começaram este serviço nos bairros e que mais 80 homens vão reforçar as equipes no final de semana”, disse o secretário.

A Secretaria de Infraestrutura, além da capina e roçada, está realizando a reforma com a pintura, visando a revitalização das praças dos Ex Combatentes no bairro 60, 9 de Julho no Retiro, e Santa Helena no Jardim Normândia.

Afonso Gonçalves