Encontro de Docentes reuniu 600 profissionais no Colégio Getúlio Vargas

Cerca de 600 profissionais da rede pública de ensino de Volta Redonda participaram nesta quarta-feira, dia 15, do Encontro de Docentes promovido no Colégio Getúlio Vargas pela secretaria de Educação (SME). De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, trata-se de um momento de troca de experiências entre os profissionais dos anos finais do Ensino Fundamental.

“Todas as capacitações vêm engrandecer, fazer com que melhore o desempenho do professor dentro da sala de aula. São professores capacitando professores. Boas práticas colocadas em pauta, a fim de contribuir para a melhoria dos índices de aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou a secretária, lembrando que profissionais de outros municípios também participam da capacitação, principalmente docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante o Encontro de Docentes, 16 profissionais de diferentes áreas do conhecimento compartilharam suas práticas com os profissionais da rede, por meio de 13 oficinas pedagógicas. Já foram capacitados profissionais da Educação Infantil e, em breve, participarão docentes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Dentre os docentes participantes está a professora de Língua Portuguesa, Ester Giovania da Silva Rocha, da Escola Municipal João Paulo Pio De Abreu. Ela reforçou o papel do encontro de refletir sobre as práticas de sala de aula, partilhar as práticas pedagógicas e adquirir novas perspectivas sobre o trabalho docente.

“É uma oportunidade rica. A necessidade de cumprir um cronograma pode fazer com que nosso foco se perca. E o foco deve ser sempre o aluno. A oficina que participei reforçou a importância de desenvolver a leitura em nossos alunos e garantir a eles o direito de contemplar, admirar, e criticar o mundo, a sociedade em que vive”, afirmou Ester, que participou da oficina com o tema “Formadores da editora moderna - desenvolvimento da competência leitora”.

Os professores do 6º ao 9º do Fundamental II da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) também estiveram presentes no Encontro de Docentes. Para o presidente da Fevre, Waldyr Bedê, a capacitação valoriza o aprendizado do aluno e o conhecimento do professor, que vai adquirindo mais competência, habilidade e técnica para ministrar a aula.

“É importante, porque o professor escuta, participa, vivencia a metodologia aplicada por outros colegas. O que está acontecendo em uma escola, um trabalho bom que um professor fez lá, desenvolveu uma técnica boa, nesses encontros de docentes, há troca de experiência, de vivência. O professor pode adaptar o conteúdo dele a essas novas metodologias que vão surgindo”, explicou Waldyr.

Para o prefeito Samuca Silva, muitas práticas significativas vêm sendo desenvolvidas na educação no município, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino.

“Tivemos bons índices recentemente no Ensino Fundamental da Fevre e isso é reflexo das melhorias realizadas na educação. Reformamos e inauguramos escolas, e investimos constantemente em capacitações e atualizações para os profissionais. Também temos o compromisso de melhorar a remuneração dos professores, valorizar mais o trabalho deles que é importante para o futuro da nossa cidade. Lembro ainda que foi nosso governo que começamos a implantar o PCCS, que colocamos internet e novas impressoras nas unidades, além da troca de lâmpadas por Led. E vamos avançar muito mais”, frisou o prefeito.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR