Profissionais da Educação e outros representantes da sociedade iniciaram série de reuniões com equipe do Cecane UniRio

O auditório da secretaria de Educação de Volta Redonda (SME), no bairro Niterói, sediou na manhã desta segunda-feira, dia 24, a primeira apresentação de profissionais do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Estado do Rio (Cecane UniRio). Volta Redonda foi selecionada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para receber a equipe que realizará durante esta semana reuniões com representantes da SME, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já forneçam ou que possam vir a fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

“Nosso objetivo é fortalecer, contribuir, somar, ajudar na execução do PNAE nos municípios. Nesse primeiro encontro, conversamos sobre como o programa está acontecendo aqui no município, trocamos informações”, afirmou a agente PNAE do Cecane UniRio, Simone Souza.

A reunião da manhã abordou assuntos como o histórico do PNAE, os atores sociais envolvidos no programa, qual a atribuição de cada um, o conselho de alimentação escolar, nutricionistas, entidade executora, merendeiras, ou seja, todos os envolvidos para que o programa seja executado.

De acordo com Simone Souza, o PNAE é um programa amplo e que vai além de ofertar alimentação durante a estadia do aluno na escola. Também envolve educação alimentar e nutricional e realiza a avaliação nutricional dos alunos, visando um melhor atendimento a eles.

“À tarde, conversamos com nutricionistas, que são os profissionais que estão diretamente envolvidos na execução do programa. Durante a semana, teremos vários encontros com o conselho de alimentação escolar, agricultura familiar, e na quinta-feira a gente finaliza com a entidade executora, dando um retorno sobre os encontros”, explicou a agente PNAE.

Volta Redonda é o quarto município a receber esse trabalho de assessoria do Cecane UniRio neste ano. A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, reforça a importância de parcerias como essa para aprimorar a execução do PNAE em Volta Redonda.

“Temos uma equipe de profissionais competentes em nossa rede e essa troca de informações é fundamental para melhorar cada vez mais a alimentação dos alunos. Eles ganham com uma alimentação cada vez mais saudável e que também melhora a qualidade do aprendizado”, explicou Rita.

Para o prefeito Samuca Silva, toda experiência e parceria em prol da educação são bem-vindas no município. “Além dessas reuniões e capacitações, também investimos em reformas e construções de unidades escolares e queremos valorizar cada vez mais o profissional da educação. Nossos jovens merecem aprender com qualidade”.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR