Nesta semana, haverá premiação para as escolas vencedoras da gincana e abertura da exposição; na terça, dia 09, encerra o curso para professores

 

As duas primeiras semanas de julho, mês de aniversário do município, marcam a conclusão do Projeto Volta Redonda Além do Aço, desenvolvido na Rede Municipal de Educação. Com o objetivo de lembrar a história do município pela ótica dos moradores, foi realizada uma gincana, envolvendo alunos de 21 unidades escolares, que rendeu uma exposição, além de um curso para professores das áreas de história e geografia.

 

Cerca de duas mil crianças de oito até dez anos de idade, que cursam o 3º e o 4º ano do ensino fundamental participaram da gincana. A atividade foi realizada em três meses, entre abril e junho, e envolveu pesquisa histórica e atividades físicas. Nesta terça-feira, dia 02, as três turmas que mais pontuaram serão premiadas em cerimônia na Biblioteca Raul de Leoni, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, às 9h.

 

Os vencedores vão receber medalha e um kit com camisa, caneta e lápis do projeto. Em agosto, eles participam de café com a secretária de educação, Rita Andrade, e com prefeito Samuca Silva (dependendo da disponibilidade de agenda) e ainda um passeio pelos principais pontos históricos da cidade. As demais turmas que participaram da gincana ganham troféu.

 

Ainda nesta semana, na quarta-feira, dia 03, será aberta a exposição Museu Temporário VR Além do Aço, que ficará no subsolo do Sider Shopping Center, até o próximo domingo, dia 07, o horário de visitação é das 9h às 21h. A mostra contará com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e com os materiais obtidos nas tarefas ao longo desses três meses.

 

O implementador de história e geografia dos anos iniciais e idealizador do projeto, Douglas Lucas, conta que o acervo conta com fotos, documentos fiscais e contas antigas e ainda com objetos sobre a Feira da Primavera, uniformes antigos e novos, por exemplo. “Com essas atividades, estamos confirmando que a história da cidade é construída pelos indivíduos que vivem o dia a dia de Volta Redonda”, acredita.

 

A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, afirmou que o projeto “Volta Redonda Além do Aço” despertou nos estudantes e professores o interesse em saber mais sobre o município onde moram. “Todos se empenharam no cumprimento das tarefas, ampliando o interesse pelas disciplinas de História e Geografia, além de terem percebido a relação entre a vida cotidiana com a história da cidade”, falou Rita, acrescentando que a exposição vai dividir esse conhecimento com a população.

 

Para o prefeito, Samuca Silva, toda forma criativa de ensinar deve ser valorizada e incentivada. “Tenho certeza que a gincana contribuiu para incentivar alunos e professores a descobrirem novidades sobre a cidade que se tornou conhecida pelo aço aqui produzido e que, chegando aos 65 anos de idade, mostra-se cada vez mais jovem e preparada para o futuro”, disse.

 

CURSO – Na próxima terça-feira, dia 09, às 19h, será realizada a cerimônia de encerramento do Curso VR Além do Aço, no Auditório Professora Alba Rangel, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). A capacitação, iniciada em outubro do ano passado, abordou temas da história e geografia do município, contando com a participação de professores especialistas nos temas para auxiliar os professores da Rede Municipal no seu trabalho em sala de aula.

 

Por Renata Borges com fotos de arquivo – Secom/VR
Pin It