Ação foi realizada no auditório da prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 50 selecionados

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Educação (SME) realizou nesta segunda-feira, dia 12, um processo de integração para os recém convocados para assumir os cargos de auxiliar de educação infantil e cuidador, na rede municipal de ensino. A ação aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 50 selecionados que participaram de recente concurso público.

O prefeito Samuca Silva enfatizou que os novos auxiliares e cuidadores vão atender uma demanda reprimida da SME. Samuca ainda destacou a realização de concurso público para o preenchimento de vagas no quadro da prefeitura. “Investir nos profissionais é investir na educação do município. O concurso público é a forma mais democrática de processo seletivo. Quando nós investimos nesses profissionais estamos investindo na educação da cidade. Desejo boas-vindas aos profissionais que estão entrando para compor o quadro da secretaria”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Rita Andrade destacou a importância da formação para orientar esses profissionais. “Apesar de todas as atribuições estarem descritas no edital, é importante passar para os candidatos todas as atribuições para quando iniciarem os serviços. Essa formação é importante para estarem mais familiarizados com a rotina das escolas e da educação”, afirmou a secretária.

Para a implementadora da Educação Especial da SME, Charlene Nunes, o objetivo é descrever todas as atribuições do cargo e explicar a função de cada um dentro do ambiente de trabalho. “Aqui estamos explicando com riqueza de detalhes o que cada profissional irá realizar dentro da função. Além disso, estamos dando dicas e interagindo com a forma de trabalho da Secretaria de Educação de Volta Redonda”, contou Charlene.

No primeiro momento a equipe pedagógica da SME explicou a rotina de trabalho para os auxiliares e depois exemplificou na prática vivencias comuns no dia a dia de trabalho. Posteriormente eles realizarão exames médicos para, logo em seguida, se apresentar na SME e assumir a função. Todo esse processo deve ser concluído ainda nesse mês de agosto.

Brenda de Almeida contou que estava ansiosa pela convocação do concurso. “Além de ser uma garantia de emprego, estarei trabalhando com crianças que é uma das coisas que adoro fazer. Essa integração é essencial para dar um norte sobre nosso trabalho além de ser o momento para as pessoas que estiverem com duvidas saber se darão prosseguimento nas etapas”, disse.

Quem também estava feliz por participar da formação foi a Renata Melo. “Com essas explicações poderemos contribuir com uma educação de qualidade e dentro dos parâmetros da secretaria de educação”, acrescentou.

Secom/VR com fotos de Gabriel Borges