43 unidades dos anos iniciais realizaram a atividade nesta sexta-feira

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta sexta-feira, dia 16, uma Discussão Pedagógica em 43 unidades escolares dos anos iniciais do município. A ação faz parte da primeira fase do Prêmio Praticando, para docentes do primeiro ao quinto ano. As atividades foram realizadas durante a manhã e tarde nas unidades e teve como objetivo a troca de experiências entre os profissionais.

Na Escola Municipal Professor Lund Vilela, do bairro Santa Cruz, a ação contou com a participação de mais de 22 profissionais que apresentaram para seus colegas as práticas aplicadas dentro de sala de aula durante o primeiro trimestre. Segundo Márcia Machado, supervisora escolar da unidade, o encontro foi fundamental para que os professores pudessem trocar informações e ver novas práticas educacionais.

“Algumas ações que vão surgindo já indico para que os outros profissionais realizem também. São experiências fantásticas tanto para os mais novos quanto para os mais experientes. O prêmio veio para estimular ainda mais os profissionais, são diversas apresentações com didáticas sensacionais”, falou.

A professora Luana Forster, apresentou aos seus colegas três práticas diferentes nas disciplinas de matemática, português e história.

“Achei fundamental esse encontro e por mim deveria ser realizado mais vezes. Apresentei três práticas e todas são simples. Uma de matemática para que os alunos aprendam mais rápido a tabuada e de forma mais dinâmica. Uma de português, através de um livro que falava sobre a família, onde trabalhamos a diversidade e a produção textual. E outro de história, sobre o movimento negro em Volta Redonda. Através dessa troca podemos melhorar nosso desempenho dentro de sala de aula e readaptar outras práticas também”, contou.

O ‘Prêmio Praticando’ tem como objetivo valorizar as ações de sucesso implementados pelos docentes na aprendizagem dos alunos. Poderão participar profissionais do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A premiação vai acontecer na semana em que é comemorado o Dia do Professor, entre os dias 14 a 18 de outubro.

A secretária de Educação Rita Andrade, destacou a importância da Discussão Pedagógica e também sobre o prêmio.

“O intuito da discussão é para que os profissionais possam compartilhar práticas pedagógicas que melhorem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. O prêmio vem para incentivar esses professores a divulgar suas ações e assim incluírem essas práticas de sucesso na vida escolar, enriquecendo ainda o trabalho de qualidade dos alunos, que já acontece diariamente nas unidades escolares”, esclareceu.

As inscrições para o prêmio começam nesta sexta-feira, dia 16, e vão se encerrar no dia 6 de setembro. Para participar, o professor precisa se inscrever através de um formulário fornecido pela SME.

O prefeito Samuca Silva enfatizou a iniciativa a SME em valorizar o profissionais de educação.

“Dentro da base curricular, os professores podem realizar várias ações e essas práticas devem ser valorizadas. O prêmio veio para coroar essas atividades. A Discussão Pedagógica é uma ação que possibilita os profissionais e seus colegas a trocar experiência, melhorando ainda mais a educação do município”, contou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação – SecomVR