Encontro tranquilizou pais, alunos e profissionais da Escola Walmir de Freitas após troca de tiros ao lado da unidade na última sexta-feira, dia 20

A comunidade da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, que fica no Santa Cruz, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 23, com os secretários municipais de Educação, Rita Andrade; e de Segurança Pública, o coronel PM Antônio Goulart; além do subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, o tenente coronel Luiz Carlos Alves Júnior, para tranquilizar pais e responsáveis, alunos e funcionários após intercorrências nas proximidades da escola na tarde da última sexta-feira, dia 20.

O encontro, na quadra da unidade, foi coordenado pelo diretor Geral da escola, Felipe Nóbrega, e contou ainda com a presença de representantes da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário Escolar e da Secretaria de Estado de Educação, além do presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto, que é morador do bairro. “Convocamos toda a comunidade escolar para ouvir as autoridades, tirarem dúvidas e dar sugestões”, afirmou Felipe, lembrando que cerca de 700 pessoas circulam diariamente na escola.

A Escola Municipal Walmir de Freitas atende 555 estudantes da segunda fase do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, em dois turnos, pela manhã e à tarde. A unidade tem 51 professores e 20 funcionários extraclasse. Além disso, o prédio é compartilhado com alunos da Rede Estadual de Ensino no período noturno.

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Goulart, sugeriu a criação de uma comissão de pais ou responsáveis para debater com as forças de seguranças e representantes da secretaria de Educação a melhor maneira de garantir a segurança na unidade.

“As pessoas que vivem o dia a dia na comunidade podem colaborar conosco. Mas posso antecipar que vamos solicitar a ampliação da ronda policial, além de avaliar arquitetonicamente a estrutura da escola para ver a possibilidade de tornar o local mais seguro”, citou o coronel Goulart, sugerindo ainda a extensão do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para os alunos da unidade, já que, a princípio, só atendem alunos do 5º ano do ensino fundamental.

O subcomandante do 28º BPM, tenente coronel Alves, lembrou que a ocorrência da última sexta-feira, dia 20, foi um fato isolado. “Trabalhamos para garantir a segurança da população e jamais vamos marcar uma operação de combate ao crime em horário escolar”, afirmou.

A secretária de Educação, Rita Andrade, explicou que as aulas no Walmir de Freitas foram suspensas nesta segunda-feira, dia 23, para que houvesse essa conversa com toda comunidade escolar. “A partir desta terça-feira, dia 24, a unidade volta a funcionar normalmente”, afirmou Rita.

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR