Uma nova creche já está sendo construída no Retiro e mais 100 famílias serão beneficiadas

Duzentas crianças de seis meses a três anos de idade são atendidas na primeira creche 100% integral de Volta Redonda com todo cuidado e tranquilidade para as famílias. Inaugurado em fevereiro, o Centro Municipal de Educação Infantil Maria dos Santos Ribeiro Hygino (Cmei) fica no bairro Vila Rica e funciona com duas turmas de berçário, três de Maternal I, três de Maternal II e duas de Maternal III.

“Nosso objetivo é garantir que as famílias possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança. Estamos construindo uma nova unidade de tempo integral que vai beneficiar mais famílias. Fico satisfeito porque essas ações colaboram com o crescimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida e a educação do município”, disse o prefeito Samuca Silva, destacando que, em breve, mais 100 famílias da região do bairro Retiro também serão beneficiadas com a construção de mais uma unidade escolar em tempo integral.

Para Bárbara Medeiros, mãe do aluno Miguel, de 2 anos e quatro meses, a matrícula na creche em tempo integral foi a oportunidade de voltar a trabalhar e aumentar a renda da família. “Ele entrou em fevereiro, logo que inaugurou e, em julho, eu já estava empregada como auxiliar administrativa. A creche em tempo integral é essencial para a mulher voltar ao mercado de trabalho. Mesmo realizando os trabalhos domésticos, ficar à toa é complicado e mexe com nossa autoestima. Ele se desenvolveu muito também, começou a falar e se tornou uma criança mais sociável. Agora posso colaborar com a renda de casa, dando uma vida melhor para ele e para a minha família”, frisou.

A unidade escolar conta com 10 salas de atividades, sala multiuso, sanitários com acessibilidade, secretaria, sala de professores/reuniões, sala de direção, almoxarifado, lactário, solário, depósitos, lavanderia, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e jardim/horta. A equipe técnica é composta por diretora, vice-diretora, dirigente de turno, professor orientador, secretária, oito professores, 22 auxiliares de educação, duas merendeiras e quatro serventes.

A moradora do bairro Jardim Belvedere, Anna Carolina Magalhães, mãe da pequena Malu, também de 2 anos e quatro e meses, e de Théo, de seis meses, também confirma os benefícios da creche integral. “Se fosse para pagar uma creche particular, eu não teria condições. Com a Malu matriculada, consigo me dedicar mais ao Théo e à minha atividade como autônoma e empreendedora. Participei da Chamada Escolar para o próximo ano com a esperança de arrumar uma vaga para o mais novo. A qualidade do ensino no Maria Hygino é sensacional. Minha filha de desenvolveu muito e me sinto segura em deixá-la com os profissionais”, afirmou.

Segundo Rita de Andrade, secretária de Educação, o Cmei recebe muitos elogios pela acolhida e pelo trabalho realizado pelos profissionais. “Estamos trabalhando diariamente para melhorar a educação de Volta Redonda. Temos um compromisso em educar e cuidar das nossas crianças. É um trabalho coletivo realizado na unidade escolar. Sabemos da importância dos pais e profissionais estarem envolvidos nesta construção. Em breve, teremos mais uma unidade atendendo a população”, declarou a secretária.

Novo espaço para população

A nova creche 100% integral de Volta Redonda já está sendo construída no bairro Retiro e tem previsão de entrega para a população no começo do ano letivo, em 2020.

O local atenderá mais 100 famílias e contará com cinco salas de atividades, uma sala multiuso; dois sanitários infantis com área para banho; Solários; área para amamentação; fraldário com depósito; sala de professores/reuniões; sala de administração; banheiros acessíveis; cozinha; despensa; área de higienização; lactário; copa para funcionários; lavanderia; rouparia; vestiário para funcionários; jardim/horta; calçada; pátio coberto/refeitório; e playground. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão na construção da unidade.

Por Maria Clara Sales, com fotos de arquivo de Evandro Freitas – Secom VR