Trabalhos dos alunos ficarão expostos durante todo o fim de semana no Sider Shopping

Foi aberta ao público nesta sexta-feira, dia 18, a II Exposição da Educação Especial de Volta Redonda. Com o tema ‘Respeito, afeto e equidade - porque todo aluno é capaz de aprender’, a exposição apresenta os trabalhos artísticos dos alunos da Educação Especial.  Neste ano, a novidade foi a apresentação das Salas de Recursos Multifuncionais, que são desenvolvidas em 12 escolas municipais. A mostra vai ficar em exposição durante todo o fim de semana, no Piso S do Sider Shopping.

“Promover políticas públicas municipais voltadas para o acolhimento e inclusão é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação. O evento é de grande importância para promover essa integração. São trabalhos dos alunos de três unidades escolares especializadas do município, como forma de valorizar e integrá-los à sociedade”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A abertura contou com uma apresentação musical dos alunos e ex-alunos da Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha. A mostra vai ficar disponível para visitações durante este fim de semana das 9h às 21h.

Os trabalhos expostos são das escolas Doutor Hilton Rocha, Professora Dayse Mansur da Costa Lima e o SEMEIA - Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Chicarino Aguiar.

Segundo Maria do Rosário Assunção, aposentada e avó do aluno Rodrigo, a exposição é um momento muito importante para os alunos especiais. “Meu neto ficou ansioso em ver seu trabalho aqui exposto junto com os seus amigos. Ele é autista e não veio, pois não gosta de barulho, mas pediu para que eu tirasse fotos, para depois lhe mostrar. Muitos são verdadeiros artistas e temos que valorizar seus talentos e tentar incluir sempre no convívio social”, destacou.

As Salas de Recursos Multifuncionais apresentadas na exposição são ambientes oferecidos pela SME, dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado e que atendem aos alunos com deficiência intelectual, física e múltiplas deficiências.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou que os alunos da Educação Especial são verdadeiros artistas e falou da importância da exposição e do atendimento realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais. “Na Educação Especial trabalhamos com cerca de 800 alunos, desenvolvendo diversas atividades cognitivas que colaboram com seu aprendizado. A exposição é uma ótima oportunidade para que a população conheça o trabalho realizado pela SME e seus profissionais. Estamos esperando a visita de todos para prestigiar o trabalho desses alunos maravilhosos”, afirmou.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – Secom VR