Mais de 700 alunos da Secretaria de Educação participaram do evento durante toda a terça-feira, dia 22, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília

A arte e a cultura foram celebradas durante toda esta terça-feira, dia 22, em Volta Redonda. O primeiro InspirARTE - Valores da Escola para o Palco, contou com a participação de mais de 700 alunos da rede municipal de ensino. O evento é uma realização da Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Educação (SME). As apresentações artísticas de dança, teatro, jogral e paródia encantaram o público presente na praça do Rotary, na Vila Santa Cecília. Participaram os alunos das unidades escolares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

“Isso é uma inovação. Levar os alunos para um dos centros da cidade para que eles possam mostrar seus talentos artísticos é um projeto ousado e que foi um sucesso. Parabéns à equipe da SME que se dedicou em realizar uma atividade tão grande. Estamos avançando e investindo cada vez mais na educação de Volta Redonda”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A Escola Municipal Rubens Machado foi a primeira a se apresentar e levantou o público com a coreografia inspirada no sol. Segundo Myllena de Oliveira e Eduardo Oliveira, alunos da escola, todos ficaram emocionados com a apresentação. “Estamos felizes demais e já estamos participando do projeto da escola de dança desde o começo do ano. Foi maravilhosa a experiência”, disse.

Para Cláudia Sampaio, mãe da Valentina, de 8 anos, a ação mobilizou toda a família. “Saí mais cedo do trabalho para prestigiar minha filha. Todos ficaram envolvidos com a apresentação. Achei tão bom ver essa praça cheia de alunos e com tantas atrações”, disse.

O objetivo do InspirARTE foi mostrar que, além dos conteúdos da grade curricular, há atividades que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos, como o Projeto Dança, da Escola Rubens Machado, que oferece aulas de dança para os alunos no contraturno. De acordo com a professora Mônica Martins, que levou 78 alunos para se apresentar, a dança é fundamental na educação.

“Os nossos alunos abriram o festival e foi muito gratificante ver como a SME acredita em nosso trabalho. Eu alinho a dança com as ações pedagógicas da escola. É um projeto muito bom que incentiva, através da arte e da cultura, melhorando o aprendizado e também transformado junto com a educação”, contou.

Ao todo, 23 escolas participaram do evento e as unidades escolares Colégio Delce Horta, Colégio Getúlio Vargas, Escola Municipal Tocantins, Escola Municipal Espirito Santo e Escola Walmir de Freitas fizeram uma exposição dos seus trabalhos. A secretária de Educação, Rita Andrade, ressaltou a qualidade artística dos alunos.

“O evento foi uma ótima oportunidade para apresentar os talentos artísticos dos nossos alunos. Quero parabenizar à equipe da SME e todos os diretores e alunos que se dedicaram para esse momento e pelo sucesso da primeira edição o InspirARTE”, declarou.

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges -  Secom VR