Volta Redonda participa do 24º Rio International Cello Encounter

Festival reunirá grandes nomes da música e da dança mundial

O festival Rio International Cello Encounter completa 24 anos em 2018. Para celebrar, o festival reunirá grandes nomes da música e da dança mundial, com atrações variadas, dando liberdade para o público montarem sua própria programação. Em Volta Redonda, as atividades acontecerão do dia 06 ao dia 09 de agosto, seguindo com a programação musical na semana seguinte no Rio de Janeiro, onde a Orquestra de Cordas de Volta Redonda fará um concerto no domingo, dia 12 de agosto, na Igreja da Candelária.

Entre os grandes nomes da música que estarão presentes estão: o violoncelista e idealizador do festival David Chew; o violinista Haroutune Bedelian; a pianista Lorna Griffitt; a soprano brasileira-cubana, Angélica de la Riva; o violoncelista, Marnix Mohring; o violinista, David Johnson; compositor e violinista, David Ashbridge; e o saxofonista e compositor, Blas Rivera.

O prefeito Samuca Silva falou sobre a grandiosidade da troca de experiências. “A música sendo uma linguagem universal e com a vinda desses grandes músicos a nossa cidade agregará de fato valores técnicos e musicais ao projeto”, afirmou.

A maestrina Sarah Higino contou que é um orgulho a Orquestra de Cordas de Volta Redonda participar do Rio Cello Encounter. “É um reconhecimento de que em Volta Redonda é feito um trabalho sério de educação musical, cultural e social. Esse evento é um encontro de gerações de músicos, o que é muito enriquecedor para os integrantes do projeto Volta Redonda Cidade da Música”, afirmou Sarah.

Volta Redonda Cidade da Música

O Projeto "Volta Redonda Cidade da Música", pioneiro no estado do Rio de Janeiro, é desenvolvido em 39 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, ensinando música para cerca de 4000 alunos, da pré-escola ao ensino médio.

O "Volta Redonda Cidade da Música" tem como objetivo o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver: disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.

Como resultados deste trabalho, gradativamente, foram criados os seguintes grupos: Banda Mini - Banda de Metais - Banda de Concerto - Orquestra de Violinos - Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos - Orquestra de Cordas - Coro Infanto-juvenil e Coro Misto.

Segunda- feira- 06/08

14h - Masterclasses para os alunos da Orquestra de Cordas

19h30 - Recital com alunos das classes de violoncelo, violino, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos e professores convidados.

Terça-feira - 07/08

9h - Masterclasses para os alunos da Orquestra de Cordas

14h - Masterclasses e Ensaio da Orquestra com solistas

19h30 - Recital de Câmera na Sede do Projeto  com grupos do Projeto e Quartet London Club

Quarta-feira - 08/08

9h - Masterclasses eApresentação Especial para alunos do Colégio Getúlio Vargas, no Teatro Franklin de Carvalho Júnior

14h - Masterclasses e ensaio geralda Orquestra com solistas

19h30 - Recital de Câmera : Integrantes  da Orquestra de Cordas Blass Rivera Tango, Angelica de la Riva, David Jonhson, David Chew e professores convidados.

Quinta-feira - 09/08

9h - Masterclasses para os alunos da Orquestra de Cordas e apresentação Especial para alunos do Colégio Getúlio Vargas.

19h30 - Grande Concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda e solistas internacionaisno Cine 9 de Abril.