Escolas municipais de Volta Redonda tem 100% de lâmpada de LED

Troca de lâmpadas durou um ano e foi realizado em duas etapas.

 

A cidade de Volta Redonda é a primeira no Brasil a ter 100% de lâmpadas de LED em todas as escolas municipais. O processo demorou cerca de um ano e foi realizado em duas etapas. Ao todo 90 unidades escolares, incluindo o Projeto Cidade da Música, foram contempladas pelo projeto ‘Escola Eficiente – eu curto’, integrante do Programa de Eficiência Energética, executado pela Light – concessionária de energia elétrica, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, e regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

 

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância do projeto e a economia que será gerada. "Uma redução de 42% no consumo de energia da unidade escolar, sem contar que essas lâmpadas têm uma vida útil até 4,8 vezes superior às fluorescentes e três anos de garantia. Na primeira fase o projeto já gerou uma economia de mais de 500 mil reais aos cofres públicos", enfatizou. 

 

Mais de 27 mil lâmpadas foram trocadas. As substituições não influenciaram no andamento das aulas. De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, todo o processo foi muito rápido. 

 

"A troca das lâmpadas pela equipe era muito rápida e todos os professores e diretores colaboraram com o processo. As lâmpadas novas melhoram a claridade da sala, oferecendo 20% mais iluminação. Com a sala mais clara, os alunos sentem até mais disposição para estudar. Tudo muda. Acredito que, inclusive, a conservação das salas de aula”, declarou.

 

Para a diretora da Escola Municipal João Paulo Pio, do bairro Retiro, Valéria Augusta Franco Coelho, a unidade nunca mais teve problema com a iluminação.

 

"Esse projeto foi muito importante pela durabilidade, luminosidade e principalmente pela economia. Você entra na escola e já sente a diferença. Nunca mais tivemos problemas após a troca das lâmpadas. Os alunos elogiaram também a troca, isso melhora a qualidade do ensino dentro da sala de aula", contou. 

 

As lâmpadas que foram substituídas serão devidamente descartadas através de um processo que não prejudique o meio ambiente.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges

Pin It