Secretária de Educação prestigiou os trabalhos dos alunos

A tradicional Exposição Pedagógica das unidades escolares da rede pública de Volta Redonda começou neste sábado, dia 26.  Ao todo, 20 escolas realizarão a atividade, que conta com apresentações de música, dança, poesia e de trabalhos dos alunos.  A exposição tem como objetivo apresentar à comunidade escolar e às famílias, os trabalhos pedagógicos desenvolvidos durante todo o ano letivo.  A secretária de Educação, Rita Andrade, visitou quatro escolas e prestigiou o trabalho dos alunos e dos profissionais da Secretaria de Educação (SME). A exposição será realizada ainda nos próximos sábados nas demais unidades escolares.

“Precisamos chamar a comunidade para participar ativamente dos trabalhos que a SME realiza. Estamos investido na educação da cidade e essas ações são de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, além da participação familiar, que é muito relevante neste crescimento. Já inauguramos uma creche em tempo integral e, em breve, vamos entregar outra no mesmo formato para nossa população”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Na Escola Municipal Miguel Couto, no bairro Jardim Amália, as 20 turmas de 1º ao 5º ano participaram da exposição. Segundo a diretora geral da unidade escolar, Gleice Pires, a interação entre os alunos é fundamental para esse trabalho.

“Nossos 554 alunos estão participando da exposição. Ela movimentou as famílias e toda a escola. É de grande importância a presença dos pais neste processo de aprendizado e, nesta exposição, eles podem ter a dimensão de todo o trabalho desenvolvido durante o ano com seus filhos”, disse.

Para Jussara Soares, supervisora escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Elza Costa Figueiredo, no bairro São Geraldo, o trabalho pedagógico feito na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento.

“Todos os nossos alunos estão participando. Temos 10 salas de tempo integral na unidade, atendendo 250 crianças. Trabalhamos com o desenvolvimento cognitivo e no saber das crianças. Não é apenas cuidar, mas educar, incentivar e ampliar a linguagem dos alunos”, disse.

A Escola Municipal Miguel Couto, o Centro Municipal de Educação Infantil Elza Costa Figueiredo, Centro Municipal de Educação Infantil Maria Hygino e a Escola Municipal Professor Wladir de Souza Telles receberam a visita da secretária de Educação, Rita Andrade. A secretária destacou que a Exposição Pedagógica já faz parte do calendário de atividades da SME.

“A exposição tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar e apresentar todo o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças. É uma atividade que envolve muita gente, escolas grandes chegam a ter quase mil pessoas ou mais nesses dias de ações. Visitei algumas unidades e sempre fico encantada com o capricho e dedicação dos alunos e com o profissionalismo dos nossos professores e de toda a equipe da SME”, declarou.

De acordo com Débora Santos, mãe da aluna Gabriela, da Escola Municipal Miguel Couto, a presença de todos é importante para o futuro da educação.

“A educação precisa de todos. Sou professora e sei como é importante esse momento. Minha filha dançou e cantou. Isso faz parte de uma construção relevante na vida dela e dos outros alunos. Os trabalhos são fantásticos fico feliz em ver que Volta Redonda tem uma educação de qualidade”, falou.

Por Secom fotos divulgação – VR